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Arquitetos: David Delgado Arquitectos
- Área: 2671 m²
- Ano: 2017
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Fotografias:Enrique Guzmán, Llano Fotografía
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Fabricantes: Hunter Douglas, Acemar, Arkos, Beauconcrete, Compañía Forestal Amazonas S.A.S, Cuperz, Decoblock, Edemfold, Italparquet, Maderplast, Sika, Socoda
Descrição enviada pela equipe de projeto. Este Jardim de Infância foi construído em resposta à necessidade de um amplo espaço de formação acadêmica para os filhos das famílias que habitam a cidadela de Soacha. Procurou-se gerar pedagogia dentro do espaço, tornando-o um centro cultural e de expressão para a vida do bairro.
Dessa dupla condição surge a forma do projeto. Uma zona de chegada que articula uma área pedonal coberta que, ao mesmo tempo compõe a entrada, um pátio que ordena as salas de aula no seu contorno e um módulo que contém a cafetaria e o auditório respondendo a uma praça urbana que se abre para a cidade. Essa praça pode ser independente do resto do jardim, para que possa ser utilizada pelos atores da vizinhança enquanto o jardim funciona de forma autônoma. Esses dois mundos, um mais público e outro mais íntimo, se unem e se articulam por meio de fechamentos que organizam o funcionamento do jardim de infância e da vizinhança dentro do edifício.
O pátio, entendido como uma sala de aula aberta, apresenta a natureza, forma o coração do projeto e congrega a vida acadêmica. Em suas bordas, as salas de aula contidas em módulos agrupados em partes geram espaços flexíveis que podem ser interligados ou divididos conforme o uso, permitindo encontros controlados. Os corredores e terraços configuram zonas de transição que convidam a uma estadia em um ambiente exterior-interior que se destina a atividades recreativas.
Como um jardim de jardins, o conjunto permite compor uma experiência didática partilhada com a natureza, introduz noções de diferentes paisagens próximas e distantes através de zonas verdes situadas em decks e pátios, ligadas por passeios que se abrem e fecham oferecendo diferentes momentos e lugares para aprender, compartilhar e reconhecer o ambiente a partir da ideia de criar um espaço que incentive encontros.
Encontro com o meio ambiente: Ao incorporar a natureza em diferentes lugares, a vida do bairro entra, enquanto os bairros existentes se conectam com os novos, por meio de passagens e da praça que funciona como articuladora urbana. Encontro com os outros: Por meio de espaços flexíveis e adaptáveis, o edifício permite agrupar diferentes grupos de crianças, visitantes e usuários.
Encontro consigo mesmo: O espaço serve para aprender e apreender, forma experiências diferenciadas para os sentidos e gera zonas de ruído e intimidade. O jardim permite que as crianças obtenham informações sobre os elementos que compõem o espaço e o modifiquem por meio de jogos que dialogam com a arquitetura e seus móveis feitos a partir das escalas do corpo infantil.
Sistema de fachada: Os envoltórios, entendidos como uma pele, servem como mecanismo de troca de informações e energia com o ambiente externo que desempenha diferentes funções. Introduz luz e sol, protege do frio mantendo o calor, incorpora jardins suspensos, recolhe água e serve para desenhar e colocar objetos de estudo, para que se comportem como locais de troca de energia (bioclimática) e de informação (pedagógica).