Em direção ao mar, em uma ampla área costeira, localizam-se as casas coletivas de veraneio Terrazas de Manantiales – um projeto do escritório Manteola, Sánchez Gómez, Santos, Solsona, Viñoly (MSGSSV) construído no final dos anos 1970 em Punta del Este, Uruguai.
A firma concebeu 92 residências de férias em um terreno de oito mil metros quadrados, configurado como uma pequena cidade à beira-mar.
Memorial do projeto.
Trata-se de um conjunto de noventa e duas casas de férias organizadas como uma pequena vila de frente para o mar.
Conta com um edifício único com as surpresas espaciais características de uma cidade do Mar Mediterrâneo e o rigor projetual da arquitetura contemporânea.
A volumetria resultante respeita a inclinação natural do terreno, e é vista como uma massa compacta e escalonada em direção à praia. O perfil escalonado permite as melhores vistas e orientações, ao passo que um sistema de encaixes gera terraços e ampliações.
As complexas articulações do complexo alcançam unidade pelo emprego de um único material: tijolo à vista com algumas superfícies rebocadas em tons terracota e castanho.
Os diferentes grupos de casas estão relacionados por um sistema de ruas cobertas por abóbadas que descem em direção à praia. Uma circulação transversal, com áreas cobertas e outras descobertas, serve de acesso a determinadas unidades e atravessa pequenas praças protegidas dos ventos, onde se instalam lojas e serviços.
As áreas de estacionamento estão organizadas sob as unidades no nível mais alto do terreno.
Em 2015, este projeto fez parte da exposição América Latina em Construção e hoje sua maquete, fotografias e algumas plantas originais estão no catálogo oficial do Museu de Arte Moderna – MoMA de Nova Iorque.
Ficha Técnica
Arquitetura: MSGSSV
Localização: Punta del Este, Uruguai
Área do terreno: 8.000 m2
Área construída: 12.000 m2
Projecto: 1977-1978
Conclusão: 1981