-
Arquitetos: Mühlich, Fink & Partner, Studio ESW
- Área: 2090 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:Hiepler Brunier
-
Fabricantes: Hansgrohe, Alape, Barit, Domenico Mori, Knauf, Mafi, Meschenmoser, Mosa, PERI, PSLab, Pedrali, Schüco
Descrição enviada pela equipe de projeto. PERI é um produtor e fornecedor líder internacional de sistemas de cofragem e andaimes. A sede da empresa familiar, com cerca de 1600 funcionários, está localizada em Weißenhorn (Ulm), no sul da Alemanha. O coração do Campus PERI, onde se reúnem edifícios de escritórios, exposições e fábricas, é recentemente definido pela cantina PERI, inaugurada em 2017. Ela tornou-se um ponto de encontro com um ambiente não hierárquico e comunicativo, o que gera uma pausa restauradora em cada funcionário, cliente e visitante. Para ilustrar a identidade da empresa, a cantina transporta os valores PERI de forma visual e tátil por meio de arquitetura e design.
O edifício está abrigado entre os eixos dos volumes adjacentes. Dois cuboides de tamanhos quase iguais com forma simples e clara e contraste em materialidade e aparência são deslocados um contra o outro.
O cubo ao sul é introvertido. Dentro e fora é definido por paredes de concreto aparente em grande escala que representam a competência das fôrmas da PERI. A mais dominante das poucas aberturas na fachada indica a entrada principal do refeitório ao sul e o hall que oferece um café e uma área de estar. Todas as funções necessárias para o refeitório como cozinha de preparação (visível através de uma janela no foyer), os banheiros e os espaços técnicos no subsolo estão posicionados nesta parte introvertida do volume.
O cubo ao norte é extrovertido. Com as suas três fachadas expostas em vidro, abre-se para o jardim e dele faz parte. Os troncos de árvore externos são continuados pelas colunas (aparentemente) posicionadas aleatoriamente - a transição entre o interior e o exterior torna-se fluida. Este pavilhão de vidro hospeda a maioria dos espaços de estar, sendo divididos em áreas diferentes ao redor de grandes vasos de plantas e oliveiras, e as ilhas de cozinha independentes. Na galeria acima, que permite vistas interessantes para o espaço com pé-direito de 6,5m do cubo de vidro, outros assentos podem ser encontrados ou reservados para grupos maiores. No verão, a esplanada do pequeno lago oferece os lugares mais cobiçados.
A paleta simples de materiais para arquitetura e interiores é extremamente reduzida em favor da clareza e tranquilidade: concreto, metal, madeira, vidro e piso de cimento queimado. Os três primeiros materiais estão ligados ao mundo do produto PERI, o cimento queimado, em vez disso, lembra um piso de uma sala industrial. A madeira dos elementos do mobiliário, a escada e o revestimento do primeiro andar contrastam com as superfícies de concreto e criam uma atmosfera acolhedora e confortável. Isso é reforçado pela iluminação arquitetônica e decorativa aconchegante. Apenas alguns visores coloridos "perturbam" a harmonia pura.