-
Arquitetos: Mario Cucinella Architects
- Área: 60 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Iago Corazza
Descrição enviada pela equipe de projeto. O primeiro modelo de casa eco-sustentável impressa em 3D inteiramente de terra crua. Esta abordagem genuinamente inovadora e pioneira foi concebida desde o início como um projeto conjunto entre duas empresas, que trabalharam lado a lado ao longo do conceito e desenvolvimento do projeto.
Metaforicamente inspirada por uma das "Cidades Invisíveis" de Italo Calvino - a cidade em construção contínua - o nome TECLA evoca o forte elo entre passado e futuro a partir da combinação da matéria e espírito das atemporais habitações do passado com o mundo da produção tecnológica do século XXI.
Localizada em Massa Lombarda (Ravenna, Italy), TECLA tornou-se realidade graças à pesquisa eco-sustentável da SOS - School of Sustainability (centro de treinamento fundado por Mario Cucinella), aos projetos de pesquisa pioneiros de Mario Cucinella Architects e à tecnologia de impressão 3D colaborativa da WASP.
TECLA é um modelo inovador de habitação circular que reúne investigação sobre práticas de construção vernacular, o estudo de princípios bioclimáticos e a utilização de materiais naturais e locais. É um projeto com emissões quase nulas: o seu invólucro e a utilização de um material inteiramente local permite a redução de resíduos e entulhos. Estas características e a utilização de terra em estado bruto fazem do TECLA um exemplo pioneiro de habitações com baixo teor de carbono.
Para este projeto, Mario Cucinella Architects não só explorou soluções habitacionais em termos estéticos formais, como também estudou a forma do edifício em relação ao seu clima e latitude. Além disso, a composição da mistura da terra responde às condições climáticas locais e o preenchimento do envelope é parametricamente otimizado para equilibrar a massa térmica, o isolamento e a ventilação de acordo com as necessidades climáticas.
Nascido de um projeto de pesquisa de Mario Cucinella (Fundador e Diretor Criativo de Mario Cucinella Architects) e da visão de Massimo Moretti (Fundador do WASP), TECLA responde à emergência climática cada vez mais grave, à necessidade de casas sustentáveis a Km0 e à grande questão global da emergência habitacional que terá de ser enfrentada - particularmente no contexto de crises urgentes geradas, por exemplo, por grandes migrações ou desastres naturais.
TECLA é uma composição de dois elementos contínuos que, através de uma sinuosa e ininterrupta curva senoidal, culminam em duas claraboias circulares que transmitem a luz zenital.
A forma atípica, desde a geometria até às nervuras externas, permitiu o equilíbrio estrutural da construção - tanto durante a fase de impressão 3D do envoltório como após a conclusão da cobertura - dando vida a um desenho orgânico e visualmente coerente.
Com uma área de cerca de 60 metros quadrados, o projeto compreende uma zona de convivência com uma cozinha e uma zona noturna que inclui serviços. O mobiliário - parcialmente impresso em terra local e integrado na estrutura de terra bruta, e parcialmente concebido para ser reciclado ou reutilizado - reflete a filosofia de um modelo de casa circular.
A investigação tecnológica da WASP, especializada na impressão 3D a Km0 a partir de terra crua, levou a uma tecnologia inovadora de impressão 3D chamada Crane WASP, a primeira no mundo a ser modular e multinível, concebida para construir obras de construção de forma colaborativa. TECLA utiliza simultaneamente dois braços de impressão sincronizados, graças a um software capaz de otimizar os movimentos, evitar colisões e assegurar uma operação simplificada. Cada unidade de impressão tem uma área de impressão de 50 metros quadrados, o que permite, por conseguinte, construir módulos de caixa independentes em poucos dias.
Em suma: TECLA pode ser entregue com 200 horas de impressão, 7000 códigos de máquina (G-code), 350 camadas de 12 mm, 150 km de extrusão e 60 metros cúbicos de materiais naturais com um consumo médio inferior a 6 kW.