Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa Inverno é uma casa unifamiliar cujo objetivo é ser um refúgio e espaço para desfrutar das condições privilegiadas do lugar: a vida ao ar livre, a vida no campo. É por isso que o conceito arquitetônico é organizado em quatro blocos interligados a partir do controle dos habitantes sobre a permeabilidade do interior para o exterior da casa. O esquema é proposto através das texturas dos volumes, da tectônica e dos vãos do edifício, como filtros dinâmicos que expandem (abrem) ou fecham os espaços de acordo com as necessidades.
O programa arquitetônico é composto por uma área social: a sala de estar, a sala de jantar, o bar, o escritório, a cozinha, a piscina e o terraço; uma zona privada, composta por quatro quartos e a área de serviço. Era necessário que estas áreas se mantivessem independentes uma da outra, por isso o acesso apresenta-se como um ponto de convergência, cuja função é a de expandir todos os espaços em direção ao campo de golfe.
Todos os espaços se caracterizam pelo controle da privacidade e da permeabilidade ao exterior, como é o caso do escritório, que se divide em dois: uma parte interna e outra externa, dependentes uma da outra. A vegetação proposta e a tectônica da casa permitem (se desejado) eliminar a separação entre essas áreas, promovendo ventilação constante e luz solar controlada.
A disposição das texturas responde à permeabilidade do local: pedra nos volumes que delimitam os terraços; paredes com acabamento em concreto aparente e madeira e vidro como os elementos de controle mais flexíveis.