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Arquitetos: IDOM
- Área: 25000 m²
- Ano: 2020
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Fotografias:Aitor Ortiz, Juan Cardona
Descrição enviada pela equipe de projeto. Vencedor de um concurso público, o projeto está localizado em um contexto residencial de baixa densidade, em Bouguenais, a sudeste de Nantes, na França. A proposta destaca a vontade da Nantes Metropole de melhorar a rede de transportes coletivos da cidade.
O complexo é composto por um estacionamento e uma estação intermodal de ônibus e bonde conectada por uma marquise contínua.
O estacionamento consiste em 3 pavimentos cobertos mais um quarto andar descoberto, com capacidade para 782 carros, 20 motos e 50 bicicletas. Além das instalações para sua própria gestão, o edifício integra os escritórios destinados aos motoristas de ônibus que utilizam a estação intermodal.
Dadas as características do contexto em que o projeto está localizado, a solução proposta dá enorme importância à inserção urbana e paisagística. É por isso que todas as decisões visam garantir tanto o funcionamento ideal do centro de transporte, quanto a atenuação de seu impacto e volume.
A fim de favorecer a integração do edifício, foram estabelecidas diversas estratégias. Primeiro, os pátios paisagísticos foram incorporados à fachada, coincidindo com os núcleos circulação vertical, uma estratégia que quebra o volume do edifício, ao mesmo tempo em que melhora a experiência e favorece a orientação natural dos usuários. Os pátios do edifício aumentam de tamanho à medida que sobem pelos diferentes níveis do estacionamento, favorecendo a entrada de luz e o surgimento de terraços onde as árvores plantadas podem crescer. Por outro lado, em termos volumétricos, o edifício principal é leve graças a um envoltório de elementos de chapa perfurada e a seus cantos arredondados, tanto na extremidade que abriga o acesso, quanto na extremidade oposta onde há uma rampa helicoidal dupla que organiza o fluxo vertical dos carros.
O projeto dedica atenção especial à gestão de todos os fluxos a fim de evitar travessias entre pedestres e veículos, tanto ônibus quanto carros particulares. A escolha de uma rampa helicoidal dupla como núcleo principal para os carros que sobem e descem no estacionamento foi fundamental para otimizar o funcionamento do projeto. Para o exterior, a forma da rampa está em conformidade com a curva natural dos ônibus, permitindo-lhes fazer fronteira com o edifício a fim de respeitar a exigência imposta pelo cliente de oferecer a saída da estação ao longo da mesma rua da entrada. No interior, a rampa é dividida em duas partes, uma de chegada externa, para a subida dos carros a cada andar, e uma de saída interna. Uma dupla hélice inversa, onde cada rampa começa em uma extremidade para permitir uma descida direta sem travessias.
A estação de ônibus funciona paralelamente ao estacionamento e à estação de bonde. Os usuários da estação intermodal vêem assim reduzidas as distâncias a serem percorridas entre os diferentes meios de transporte, o que é essencial dada a proximidade do aeroporto de Nantes.
A encomenda abrange todas as etapas complementares envolvidas no projeto de desenvolvimento urbano da futura estação rodoviária, incluindo seus acessos e paisagismo, bem como as disciplinas associadas à construção do novo estacionamento, incluindo a sinalização. A IDOM tem sido responsável pelo projeto desde a concepção até o Gerenciamento do Projeto.