GEO.graphias • desenhos de arquitectura
exposição coletiva com curadoria de Antonio Lettieri, Catarina Croft e Amílcar Nunes.
da MEMÓRIA ,
do CORPO,
do TEMPO,
da LINGUAGEM construída por 5 jovens ateliers portugueses, hoje.
GEOgraphias apresenta uma exposição sobre o trabalho de cinco ateliers de arquitectura portuguesa que têm vindo a resolver dicotomias entre representação, projecto e obra, propondo refletir sobre representações gráficas resultantes das acções e percepções humanas sobre o lugar onde se vive e a sua construção.
GEO, de lugar, paisagem e território. Os ateliers escolhidos representam diferentes lugares, caracterizados por especificidades dos territórios aos quais pertencem.
GRAPHIA, de caracterização gráfica, cartografia e disciplina que veicula uma representação. Os ateliers escolhidos distinguem-se pelos métodos com que interagem com os seus lugares e no modo como comunicam através das suas graphias.
A exposição apresenta num primeiro momento um encadeamento de diálogos entre os ateliers e os lugares geográficos onde intervêm, e num segundo momento um mergulho sobre o corpo e a transposição da linguagem, única a cada atelier e seu território.
Através da apresentação dos trabalhos escolhidos, pretende-se debater, hoje, sobre as identidades que se podem gerar em linguagem arquitectónica decorrentes dos lugares onde existem; sobre os diálogos que se estabelecem entre representações e transposições para obra; sobre a construção de corpos tectónicos, parte integrantes de redes de memórias, de tempo e de lugares.
Título
GEO.graphiasTipo
ExposiçãoWebsite
Organizadores
De
01 de Junho de 2021 03:00 PMAté
23 de Setembro de 2021 08:00 PMOnde
Lisboa, PortugalEndereço