-
Arquitetos: lequang-architects
- Área: 180 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Chimnon studio
Descrição enviada pela equipe de projeto. O terreno está localizado próximo ao rio em uma paisagem agrícola típica na antiga cidade de Hoi An, província de Quang Nam, Vietnã. A cliente - Dona Giang - é especialista em meio ambiente e pensava na casa como um espaço que se mistura com a vegetação local. Além disso, seu requerimento incluía um espaço com bastante tranquilidade para seu filho que precisa de certa condição e atenção especial em seu crescimento.
Esta não é apenas uma pequena casa para quatro pessoas viverem, é também um local onde os pássaros, as aranhas ou os insetos se refugiam na folhagem. Além disso, é um minicentro comunitário onde a anfitriã trabalha com seu grupo de ativistas ambientais e se reúne com vizinhos para construir laços comunitários, um dos motivos que a fez se mudar de Saigon - uma cidade com 12 milhões de pessoas - para esta vila rural.
Esses fragmentos de esperança surgem como uma condição ideal para criarmos uma organização com sobreposição na ocupação do espaço. A casa, na minha visão, é um volume tradicional da antiga cidade de Hoi An, mas enrolado como uma concha de caracol. Também é construído com materiais locais a um custo muito acessível.
Os espaços do térreo são elevados, juntamente com um grande jardim, se estendendo sobre ele. Parecem volumes funcionais situados em um jardim, em vez de um jardim situado em uma casa. Por exemplo, na sala de jantar, o piso é também um grande banco colocado no jardim, onde os moradores se reúnem convidando os vizinhos a conversar em meio a vegetação. Assim como a escrita, o projeto é uma organização de objetos distintos mas que, quando estão lado a lado, encontram seu significado.
‘Estrutura’ da casa é uma palavra que tem dois significados. Em primeiro lugar, é a combinação e os mecanismos motores das diferentes partes que constituem o todo, como a sua organização em concha de caracol, que resiste às inundações. Em segundo lugar, é a combinação das relações entre os elementos dentro da casa e os fatores fora dela (por exemplo, sua estrutura social com a paisagem agrícola). Esta casa cria, portanto, dois tipos de estruturas.
Obviamente, com a estrutura de aço pré-fabricada encostada nas grossas paredes do andar térreo, as pessoas podem entender a estrutura exposta da casa, mas a estratégia apela também para a expressão visual. Além disso, internamente, as atividades são incentivadas a ocorrer em diferentes cenários, que criam diferentes limites de espaço. Graças a isso, a forma do espaço muda, promove a atividade das pessoas e dos vizinhos criando uma mistura de espaços que se fundem e formam a casa completa.
Para compartilhar mais sobre a estrutura, acho que a forma retangular dentro do perímetro distorcido do terreno se tornou o foco da atenção visual e orienta o usuário. Quando penso em como capturar aquele momento, vejo como elementos encadeados ao redor desse retângulo formam uma entidade viva. A casa é como uma árvore, ela cria diferentes vãos, diferentes tons, ela se torna bonita não só pelas partes expostas ao sol, mas também pelas partes que desaparecem na escuridão. A 'estrutura' se torna 'arquitetura'.