-
Arquitetos: Caracho Arquitetos
- Área: 705 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Daniel Santo
-
Fabricantes: Atlas Schindler, AutoDesk, Deca, Divinal, Lumini, Maxdesign, Portinari, Sittz, Sudeste Pré Fabricados, Tarkett, reka iluminacao
Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizado na área urbana da cidade de Bauru-SP, próximo ao aeroclube local, o edifício abriga uma clínica odontológica, e tem como principal objetivo atender pacientes e proporcionar cursos e seminários. Desde os primeiros estudos o cliente demonstrou interesse em uma obra rápida e sustentável, com espaços amplos que possibilitassem diferentes usos para receber pessoas de todo território nacional com comodidade e conforto.
A escolha do concreto pré-fabricado possibilitou atender as demandas do projeto, trazendo vantagens técnicas importantes para acomodação do programa e velocidade no canteiro de obra, sendo adoto como partido para definições dos espaços.
Para obter uma planta livre, foi projetado um sistema de laje plana sobre toda a extensão do lote, com os apoios locados nas empenas laterais, e um núcleo rígido para circulação e instalações. Os fechamentos internos são de dry-wall, vidro, e esquadrias de alumínio, possibilitando flexibilidade da planta para possíveis adaptações de diferentes usos futuros do edifício.
Para acomodar o programa, foi definido uma clara divisão de função em cada nível, afim de proporcionar privacidade e autonomia para os diferentes usuários do edifício, clientes e alunos. Dessa maneira o eixo de circulação vertical passou a ser um elemento importante no projeto. A escada funciona como uma fita que envolve e conecta as diferentes funções dos três pavimentos, ganhando notoriedade no interior do prédio e se revelando na fachada.
O pavimento térreo foi pensado como uma extensão do passeio público, tendo o núcleo de circulação e shafts de instalações como elementos verticais, e uma planta livre que proporciona diferentes usos para o espaço, podendo servir como local de eventos, estacionamento, seminários abertos e etc. O primeiro pavimento foi destinado a sala de recepção, clínicas odontológicas, laboratórios e área administrativa.
A circulação independente e as instalações sanitárias, possibilitaram que o acesso ao último pavimento não interferisse no uso cotidiano da clínica, criando uma independência entre os pavimentos que podem funcionar simultaneamente. O último pavimento do edifício é destinado a salas de aula e áreas técnica, que contam com living, clínicas de ensino e treinamento, auditórios, sanitários e área de serviços. Sua cobertura ainda conta com um sistema de energia solar.
A definição de um sistema construtivo em concreto pré-moldado permitiu um canteiro de obras eficiente e veloz, de baixo desperdício de materiais e resíduos. A alta qualidade das peças de concreto vindo de fábrica, viabilizou a utilização aparente dos elementos estruturais no interior do edifício, com acabamentos incorporados ao sistema como pontos de iluminação e detalhamentos de encaixe das peças. A obra possui cerca de 700 m² construídos, e teve um período aproximado de um ano de execução, sendo o período de projeto e compatibilização equivalentes.