-
Arquitetos: Mário Martins Atelier
- Área: 423 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Fernando Guerra / FG+SG
-
Fabricantes: Algarstone, Barbot, Cortizo, Fassa Bortolo, Grohe, Impermeabilizações, JJ Teixeira, Jdias, Margres, Saint-Gobain, Sanindusa, Weber
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa Bonança resulta da reabilitação de um antigo armazém de cereais, cujo generoso pé-direito permite a fruição de três pisos francamente abertos, com espaços vazados e comunicações verticais soltas. Esventra-se parte do interior do edifício, para criar um pátio ajardinado, com uma piscina sobrelevada.
Remove-se parte da cobertura, mantendo a sua estrutura de madeira solta, ao ar livre, como vértices do volume original e como enquadramento de um céu infinito, para onde se prolonga o olhar, numa profunda relação de intimidade.
Ao contrário da privacidade que se estabelece com a rua, pela opacidade das espessas paredes do edifício original, onde apenas as também originais fenestrações cumprem o dever de filtrar esse compromisso visual casa/rua.
A parede exterior mantém-se, mas o edifício descola-se desta, libertando essa “pele” para estabelecer a relação do passado com o futuro e do espaço íntimo com o espaço público da cidade. Promove-se uma “desconstrução” para criar negativos ou vazios, sob a forma de pátios inesperados, subtilmente delimitados pelas memórias do lugar.