-
Arquitetos: Estudio PK
- Área: 450 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Alejandro Peral
Descrição enviada pela equipe de projeto. No entorno do Delta Argentino, e implantada em um lote trapezoidal com vistas a uma lagoa, a casa tem orientação norte, o que gerou a criação de um pátio leve com vegetação abundante, que também é usado como entrada. Funciona como um distribuidor de fluxos; como passagem entre a rua e o acesso à casa, é o coração dela e todas as circulações se voltam para este espaço.
A fachada virada a poente apresenta um portão decorrer que se esconde ao abrir com o intuito de gerar uma sensação cenográfica para o acesso de pedestres, que ocorre por um caminho de formas variadas. A ideia é passar por diferentes sensações: primeiro, apreciar a sala de música, com os diferentes instrumentos utilizados pela família. Essa sala se abre para um espaço polivalente, gerando flexibilidade de ambientes. Continuando, encontra-se o pátio central com abundante vegetação e a porta de entrada que se hierarquiza com um revestimento de madeira que consegue passar despercebido.
Se continuarmos avançando, podemos passar por baixo de um volume flutuante, que é o espaço de home office dos clientes, o qual tem uma varanda que se abre ao pé-direito duplo da sala. Este espaço semicoberto enquadra a paisagem e aponta para a piscina, onde a água se funde com a lagoa. De lá, podemos entrar na galeria diretamente, sem passar pela casa.
No lado sul, estão localizados todos os espaços de manutenção da casa. Os materiais que compõem a casa consistem em placas de concreto aparente, aberturas de alumínio e piso de mármore travertino.
A escadaria principal é um dos elementos principais, situada no hall de entrada e, em contraste com o concreto aparente que tem sua marca natural, desdobra-se de forma leve e aconchegante. São passos soltos, materializados por meio de um sistema de encaixe que dá a sensação de estar voando.