-
Arquitetos: Ateliers Jean Nouvel
- Área: 40000 m²
- Ano: 2021
Texto por Jean Nouvel.
A rua dos 1000 jarros vermelhos. A antiga Concessão Francesa há muito deixou sua marca nessa área de Xangai, e obviamente é uma honra para um arquiteto francês projetar ali um espaço urbano em sintonia com o seu urbanismo, Plátanos, ruas estreitas e paisagens inabitadas. Entre as ruas Ma Dang e Dan Shui, era tentador criar um atalho que fosse ao mesmo tempo uma passagem comercial e urbana, uma sequência para evocar ambientes desaparecidos que foram completamente reimaginados e já são novos e modernos; uma rua extensa e estreita que é coberta e protegida...
Os edifícios precisam saber onde se situam de modo a criar um desejo por passeios únicos e imprevisíveis. Ao ser aberto, o nosso projeto enquadra-se na geometria do bairro. O exterior, de cor cinza-bege, oferece uma visão, através das duas entradas nas ruas Ma Dang e Dan Shui, de uma surpreendente variedade de luzes, cores, e vegetação. Uma rua comercial em dois níveis, sequenciada por passagens elevadas e pequenas pontes, é posicionada entre duas paredes floridas constituídas por filas de vasos de barro onde são plantadas diversas espécies, tanto verdes como coloridas.
A complementaridade entre as lojas voltadas frente à frente, as atividades dos escritórios, e os restaurantes sob os telhados, criam uma rua familiar e naturalmente animada, estabelecendo como alvo passeios agradáveis e oferecendo um novo itinerário convidativo entre as ruas Ma Dang e Dan Shui. Jogos de sombra produzidos pelas lâminas ajustáveis dos brises, em frente às janelas delimitadas por enormes vasos florais, brincam com o mistério das presenças e atividades por elas protegidas, enquanto inventam uma paisagem de frisos vegetais com as cores da estação e das diferentes flores.
As paredes da passagem serão pintadas em variações de marrom, âmbar, laranja, e múltiplos tons de vermelho. Imaginei todos estes detalhes afetuosos para enriquecer Xangai, ao lado da Huai Hai, com esta nova e única rua aberta e coberta: "a rua de 1000 frascos vermelhos".