-
Arquitetos: KREAN, nimba studio
- Área: 1501 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Biderbost_photo
-
Fabricantes: Arquimart, AutoCAD, Encapsulite, HERAKLITH, INCLASS, Keplan, Mobel Linea, Partiziona, Phillips
Descrição enviada pela equipe de projeto. O desafio da reforma da Faculdade de Ciências Empresariais da Universidade de Mondragon em Oñati (Gipuzkoa) foi adaptar os espaços existentes às necessidades dos usuários e às metodologias educacionais atuais. Para dar conta disso, estabelecemos um processo participativo que inclui todas as partes envolvidas (estudantes, professores e equipe administrativa) para definir um resumo da estratégia de projeto para o edifício. As salas de aula tradicionais são transformadas em espaços abertos, flexíveis e conectados que incentivam e facilitam experiências e metodologias educacionais inovadoras.
Realizamos uma análise detalhada do edifício, de seus arredores, da sinalização, das diferentes pessoas que a utilizam, dos diferentes programas que oferece de como todos estes elementos interagem. Os resultados se refletem em um conceito que direciona futuras intervenções: "Tecendo redes". Com base nessa ideia, foi realizado um projeto preliminar geral para todo o edifício. A ideia de redes se materializa em uma série de linhas criadas a partir de tubos metálicos como um elemento escultural que conecta os diferentes espaços comuns, delimitando as diversas áreas e se transformando em móveis, suporte para sinalização, iluminação e áudio. As redes refletem o desenvolvimento pessoal de cada usuário. É na trajetória de aprendizagem de cada pessoa, nas diferentes escolhas, pontos em comum com outros, viagens, estágios, etc. que a experiência pessoal é definida, tornando-a única e irrepetível.
Depois de definido o escopo, foi realizada a primeira fase em três partes do edifício, incluindo o desenho de sinalização, mobiliário e identidade gráfica de elementos integrados nos espaços:
-
O desenho do hall principal busca criar efeito impactante em quem entra no edifício e expressa o conceito "Tecendo redes". Para tanto, neste espaço de pé direito triplo, projetamos um elemento icônico multifuncional, o totem, onde convergem ou nascem as diferentes redes que conectam os demais espaços comuns. Este elemento vertical contempla um cenário modular e flexível que transforma o salão em um espaço aberto para a cafeteria onde diferentes atividades podem acontecer (palestras, exposições, apresentações).
-
O desenho do acesso à cafeteria inclui uma divisória móvel que permite uma abertura total para o hall e uma conexão visual a partir da entrada principal. Também foram desenhados móveis específicos para esta área, modulares e com a possibilidade de serem configurados de diferentes maneiras de acordo com as necessidades demandadas pelas diferentes atividades que acontecem: almoço, café, concertos, reuniões, área de estudo, etc.
-
O desenho da área MTA responde às necessidades específicas da formação LEINN (Liderança, Empreendedorismo e Inovação) que utiliza metodologias inovadoras e necessita de espaços de trabalho colaborativos e disruptivos que reflitam seus princípios e valores. Foram previstas uma grande área de trabalho aberta comum às Team Companies, duas salas de treinamento e uma área de prototipagem. O projeto inclui a identidade espacial do MTA-Oñati Rocking Lab, que é inspirado no rock e na cultura basca e reflete seu DNA, princípios e valores.
Foi completada a segunda fase do edifício e a terceira será feita em um futuro próximo.