-
Arquitetos: Yakusha Design & Architecture Studio
- Área: 127 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Yevhenii Avramenko
Descrição enviada pela equipe de projeto. O nome “Istetyka” é uma combinação de duas palavras ucranianas - comida e estética. A estética da comida pronta é a principal mensagem do restaurante traçada no interior do espaço e nos pratos servidos. Os proprietários procuraram mudar a atitude em relação à comida rápida pronta para comer - transformando o comum em um ritual, a comida em uma experiência.
Os clientes são recebidos pela lacônica entrada em madeira, paredes com reboco de argila e concreto bruto, original do edifício onde se encontra o restaurante. Uma pintura que descreve o pão é uma representação da abordagem estética da comida como arte. O trabalho diz: menos significa mais. Valores e coisas valiosas estão escondidos na rotina diária. Uma pequena imagem em grande escala simboliza a essência.
Funcionalmente, o restaurante é dividido em três zonas. A área principal com mesas redondas espaçosas da Faina serve para reuniões amigáveis. As pernas das mesas são feitas de material sustentável "ztista" à base de argila, papel reciclado, entre outros componentes naturais. Um artesão trabalha sobre a base do aço reciclado e assim, das suas mãos, sai uma silhueta única, cheia de irregularidades vivas. Esta técnica antiga conhecida como 'valkyvannia' foi usada por nossos ancestrais para construir as paredes das habitações.
Perto da área principal, há mesas de concreto separadas para um ou dois. Elas são complementadas por pufes retangulares simples feitos de plástico reciclado. A cozinha é separada da área de estar pelo vidro tonificado, elegantemente emoldurado por uma prateleira minimalista para os pedidos.
A conexão com a terra e a abordagem ecológica são a base da filosofia Yakusha. Atenção especial foi dada aos materiais e sua origem. Além disso, os arquitetos aderiram ao equilíbrio natural. As formas geométricas simples dos assentos são suavizadas pelas linhas arredondadas das mesas e lâmpadas. A frieza das paredes e móveis de concreto encontra o calor da argila viva. Aspereza e texturas irregulares são equilibradas pela pureza e suavidade do aço.
A maioria dos itens do restaurante Istetyka foram feitos à mão por artesãos locais. Os vasos de argila autênticos com superfícies texturizadas são retirados da coleção de móveis e decoração de Faina, parte do Yakusha Design Studio. Lâmpadas artesanais de macramê dão um acabamento elegante à área sobre as mesas de jantar. Acompanhadas de arandelas de aço arredondadas, enchem o interior de uma luz suave após o pôr-do-sol.