-
Arquitetos: Studio Ardete
- Área: 838 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Purnesh Dev Nikhanj
-
Fabricantes: Asian Paints, Saint-Gobain, Schindler AS, TATA, Ultratech
Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizado em uma área industrial no setor 82 de Mohali, uma cidade planejada no estado de Punjab, Índia, este projeto consiste em um edifício comercial destinado à locação de salas para escritórios ou showrooms de empresas. O projeto teve como objetivo o desafio de transformar os dois lotes voltados para o sudeste em algo que transmitisse vibrações positivas no entorno, e que inspirasse novos empreendimentos locais a seguir um modelo que trouxesse mais sofisticação e vitalidade para o que normalmente são caixas acinzentadas e banais.
A fim de aumentar o valor comercial e explorar ao máximo o potencial do empreendimento, os clientes optaram por juntar dois terrenos para este projeto que, em conformidade com as normas locais de construção, apresenta alturas preestabelecidas e planta livre, deixando assim para os arquitetos o desenho da fachada como elemento de maior possibilidade de exploração criativa.
Buscando singularidade e conforto, os elementos da fachada tem acabamento em concreto aparente, o que garante maior durabilidade e menor necessidade de manutenção, além de permitir que futuramente possa ser instalado algum outro tipo de revestimento.
As amplas aberturas garantem que haja abundante iluminação e ventilação natural, promovendo ambientes de trabalho mais agradáveis e saudáveis.
A serenidade nos traz sabedoria e sanidade. Esta máxima nos guiou na escolha dos tons de bege e branco nos acabamentos das paredes internas, tendo em mente que menos é mais. A característica mais marcante do edifício é a fachada, com suas varandas protuberantes de concreto, guarda-corpo em gradil pintado de branco e plantas ornamentais, oferecendo um espaço acolhedor e reservado para pequenas pausas para o café.
O Never Never Cube é uma matriz de paralelepípedos com um fractal de volumes na fachada, proporcionando luz natural e conforto para os ambientes internos, e sua construção levou cerca de um ano e meio para ser finalizada.
Contudo, a cereja no topo do bolo é o custo da construção, que ficou em um valor chocante de apenas 1000 rupias indianas por pé quadrado (aproximadamente 700 reais por metro quadrado). A soma dessas características do projeto revelam a grande preocupação dos arquitetos em manter vivos ideais já há muito tempo levantados por arquitetos como Le Corbusier.