-
Arquitetos: Mana arquitetura
- Área: 138 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Carolina Lacaz
-
Fabricantes: ALserralheria, AutoDesk, Brastemp, By Kamy, Coral, Deca, Franke, Granidomus, Marcenaria gloriosa, Metal ferco, REKA, Temperal vidros, Tramontina, Verniz, Zagaia, foccus
Descrição enviada pela equipe de projeto. Um apartamento da década de 50, no centro de São Paulo, com 138 mts². Embora malcuidado, tinha muito potencial. Para projetar, partimos da seguinte premissa: honrar a história do prédio e do bairro onde está inserido e trazer esse contexto para a realidade atual da nova moradora.
Na planta original os dormitórios eram grandes demais, a área social pequena e compartimentalizada, havia apenas um banheiro e a área de serviço era enorme. Para atender as necessidades da cliente, integramos sala de estar, cozinha e a antiga área de serviço, que agora é o ambiente onde ela cuida das plantas e faz suas refeições diárias.
Para criar amplitude sem abrir mão de acolhimento usamos divisórias de serralheria, painel de madeira e as estantes de plantas. Estas últimas, posicionadas entre a sala de jantar e a de estar, foram feitas com as prateleiras de madeira maciça que retiramos dos antigos armários do apartamento, e pensadas especificamente para evitar um descarte desnecessário.
A mistura de móveis antigos com outros mais contemporâneos e as muitas plantas deixam o ambiente bem acolhedor. As vigas foram descascadas e o painel de madeira ao fundo é multifuncional: armário, escritório e entrada para o dormitório, com porta mimetizada. O espelho antigo e a escada de ferro foram garimpados num brechó próximo da obra.