-
Arquitetos: WeWilder
- Área: 15 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Răzvan Dima
-
Fabricantes: Olin, Susai Servcom, Tukuma
Descrição enviada pela equipe de projeto. A cabana MuMA é uma tiny house construída através de esforços voluntários em um pomar, na Cidade Velha de Armenis na Romênia, convidando visitantes que queiram experienciar a natureza tanto fora como dentro da cabana, a partir de uma audaciosa janela direcionada à paisagem.
O projeto ganhou vida graças a um workshop "projeto+construção" ocorrido ao longo de vários finais de semana entre maio e agosto de 2020. O envolvimento voluntário na construção deu à população local uma maior confiança sobre suas próprias forças e possibilidades. O espírito do trabalho me lembrou dos velhos tempos quando a comunidade se reunia e contribuía para a construção das casas.
A cabana pretende ser um exemplo formal de uma "sala-pomar", em que os materiais utilizados são comprados localmente para revitalizar as práticas tradicionais. A madeira foi utilizada para a estrutura/fechamentos, assim como as telhas, feitas localmente pelo sobrinho de um antigo artesão. Os habitantes locais forneciam comida e transporte para os voluntários, oferecendo-lhes um sabor das tradições.
A ideia foi desencadeada pelo sonho de Danu, um guarda-florestal local que imaginou a reconstrução de sua casa na árvore de infância e foi iniciada quando o arquiteto Miodrag Stoianov ofereceu seu apoio à iniciativa da WWF na área, onde cerca de 80 bisões foram reintroduzidos para vaguear livremente na natureza. A reconstrução tem sido fundamental para o desenvolvimento do ecoturismo, e a Cabana MuMA tem o papel de exemplo catalisador para a infraestrutura necessária para a longevidade do desenvolvimento sustentável direcionado pela natureza. A Cabana MuMA é também um protótipo para o Campus WeWilder Village, um conjunto de chalés e um espaço comunitário em construção, com um papel de trabalhar em conjunto com a natureza e de incentivar uma economia compartilhada.
O MuMA encarna uma abordagem experimental de reunir aliados inusitados para dar um curto-circuito nas barreiras econômicas e financeiras que as áreas rurais e a sociedade enfrentam.