-
Arquitetos: Candida Tabet Arquitetura, Studio Santiago Fernandez
- Área: 1000 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Reinaldo Coser
-
Fabricantes: Alufran, Bia, Bosch, Flandres, Juan Amorim, Las Hounie, MG Marmoles, Trios, Urublocks, mundo madera
Descrição enviada pela equipe de projeto. MURILLO 6446 é um projeto cuja implantação gerou o seu DNA. Nosso desafio foi posicionar no lote 5 casas de 200m2, distribuídas em dois pavimentos, incorporadas ao bosque existente, minimizando a ocupação do solo. Após estudos complementares de insolação e circulação, concluímos que a planta-tipo em formato de cruz, devidamente rotacionada, viabilizaria nossa intenção de encaixar casas com as majestosas árvores imediatamente próximas. Este procedimento provocou interessante ritmo onde casas idênticas parecem distintas vistas por qualquer ponto de vista. Passeando por Carrasco, notamos uma forte identidade arquitetônica ali estabelecida na primeira metade do século XX.
Entendemos a beleza singela que expõe a sofisticação do coração uruguaio. Desta reflexão, decidimos pelos telhados em duas águas e previmos o protagonismo para os espaços externos e ajardinados, envolvendo compromisso ético e estético, respeitando o mundo ao redor. A meticulosa escolha de acabamentos e detalhes construtivos revelam a qualidade plástica que mescla chapa ondulada cinza charcoal, madeira, reboco branco e vidro. No pavimento térreo, sala de estar, sala de jantar e cozinha estão integrados. O volume revestido externamente em madeira contém cozinha e área de serviços completa. Um pátio externo, sob a sombra das árvores, foi destinado às reuniões ao ar livre onde a churrasqueira termina por definir este espaço. Utilizamos neste piso pedras recuperadas da antiga casa.
A sala de Tv está isolada pelo volume central que contém o lavabo social e a escada que conduz ao segundo pavimento. Ali três suítes se comunicam por meio da sala íntima que se projeta sobre a sala de estar na forma de mezanino. Este conjunto está cercado por panos de vidro em dupla altura expostos à vegetação abundante. Este pé-direito duplo próximo às áreas integradas favorece o ar quente subir e, por meio da distribuição das esquadrias que promovem ventilação cruzada, a temperatura interna se mantém fresca e ventilada. A vidraçaria foi executada com vidros duplos e proteção solar, o revestimento das fachadas formam um espaço entre o fechamento de steelframe que proporcionam isolamento térmico no interior da edificação. Para o inverno previmos a lareira centralizada na área da sala de estar e seu duto em altura máxima reverbera calor nos ambientes ao redor.