Descrição enviada pela equipe de projeto. O terreno implantava anteriormente uma moradia em estado grave de degradação que se destacava pelo desalinho ao eixo da rua em relação às construções adjacentes. Houve a preocupação de seguir os eixos de construção da malha urbana consolidada, no entanto, a via era de facto bastante movimentada.
Recorreu-se à implantação da casa encostada a poente, libertando espaço a nascente para acesso à propriedade, espaço este que será vivido e terá forte relação com a volumetria que se desenvolve apenas no piso térreo. Assim sendo, a casa terá apenas relação com o interior e com o terreno a norte.
Um páteo central, demarcado por um espelho de água, marca a entrada principal na casa, servindo de charneira entre a zona de maior privacidade, composta por uma suite, i.s. e dois quartos e a zona social, composta por cozinha, escritório, e sala comum que se estendem para um segundo páteo ensombreado que irá funcionar como uma extensão destes espaços. As zonas de serviço, como lavandaria, i.s. e todos os arrumos encontram-se dissimulados nos espaços que “mortos” que resultam no alinhamento dos compartimentos interiores.
O alçado de rua é “cego” marcado apenas por um portão único de acesso, dissimulando a casa na envolvente. Com acabamentos simples, o branco predomina, trazendo a luz para o interior, enquanto o betão e a madeira diferenciam os espaços interior e exterior. O resumo de uma casa funcional e prática aliada à comodidade e privacidade.