-
Arquitetos: MDE estudio, Oficina de Arquitectura y Paisaje OAP
- Área: 580 m²
- Ano: 2021
-
Fotografías:Mauricio Carvajal
-
Fabricantes: AutoDesk, Casa Medina, Conmarmoles, DECORCERAMICA, TBLRS
Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa está localizada em uma das encostas do rio Cauca, no departamento de Antioquia. Situada a uma altura de 750 metros acima do nível do mar, e próxima ao município de Puente Iglesias, está organizada de forma a captar atributos paisagísticos de grande valor como o rio Cauca, as falésias de La pintada e o Cerro La Mama.
Apesar de haver grande disponibilidade para escolha do local preciso de construção, a existência de 2 árvores centenárias, chamadas de pinhões espiga, servem de prelúdio para a configuração do local. Chega-se então, depois de descer uma pequena ladeira curva, que volta a abrir a paisagem e, mais tarde, ao jardim de recepção da casa.
O arranjo geral visa estabelecer 2 armazéns principais com corredores de perímetro largos acompanhados de vegetação exuberante. A proposta típica da casa corredor de Antioquia obedecia aos já mencionados atributos paisagísticos aos quais a casa devia responder, além de uma linguagem que buscava, a pedido do cliente, certas reminiscências do regionalismo crítico da arquitetura latino-americana em termos de sobriedade e personagem.
Para complementar o esquema, propõe-se colocar uma ênfase tectônica no desenho das coberturas. Na tarefa de cobrir os corredores largos, bem como a área social, decidiu-se avançar no desenho de uma estrutura em treliças de madeira de tesoura, de forma a atingir o efeito artesanal mais importante do projeto. Além disso, é definida uma altura após a qual, em altura, tudo será desenvolvido através do mesmo material.
Os detalhes e especificações acabam por dar à casa uma certa sensação de austeridade misturada com uma presença constante de vegetação tropical. O projeto paisagístico propõe mesclas e naturalidade, bem como pontos de cor e áreas de sombra adequadas ao lugar e à ocasião.
Por fim, a área social da casa configura-se com os elementos estritamente necessários: uma grande mesa de jantar alongada e um móvel em alvenaria em forma de U que funciona como uma divisão aberta para a paisagem e que por sua vez antecede a área de a piscina. Este, construído em ardósia preta natural, procura contrastar fortemente com o deck, também em madeira, e dar a maior sensação de naturalidade possível. Assim, o visitante permanece aqui em um espaço aberto rodeado de plantas, dando lugar a um dos marcos geográficos mais importantes da região: Los farallones de la pintada.