-
Arquitetos: Innauer-Matt Architekten
- Área: 451 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Adolf Bereuter
Localização e função. Entre o lago e a paisagem. No campo espacial entre o cais e a nova foz do riacho Kugelbeerbach, localizado no município austríaco de Lochau, está situada a construção térrea de veraneio, de apoio para o Lago de Constança. As áreas de descanso e atividade foram mantidas junto ao edifício, deixando espaços generosos para os banhistas. Longas paredes perimetrais ao longo da ciclovia estruturam o espaço envolvente, definindo uma área segura e identificável para estacionamento de bicicletas e orientando os visitantes para a ampla área de entrada coberta.
Um telhado amplo cobre várias unidades de infraestrutura, além de também servir como um mediador entre as áreas internas e externas do edifício. O acesso e a loja / cafeteria formam uma unidade, que é acessível tanto pela rua como pela margem do lago. A espaçosa esplanada do café foi separada da margem do lago por uma ligeira diferença de altura com uma mureta, que ainda mantém o acesso livre de barreiras para banhistas e convidados. No lado oposto da entrada principal, em uma sequência econômica de elementos, estão os vestiários e sanitários. Distâncias curtas e um layout compacto de unidades organizacionais caracterizam o núcleo de infraestrutura do edifício.
Materiais e estrutura. Direto e simples. Características arquitetônicas sutis, delicadas e a expressão concisa da construção e de sua materialidade moldam o caráter do novo edifício. Os painéis de fechamento que acompanham o perímetro da ciclovia fornecem estabilidade, em um volume simples de madeira, que foi posicionado nesta moldura, com uma estrutura leve. A expressão da composição e a sua simplicidade conferem ao edifício um encanto descontraído. As unidades técnicas foram posicionadas na cobertura acima dos respectivos ambientes, permitindo distâncias curtas e uma operação altamente eficiente. Revestido por uma malha de aço galvanizado, o equipamento técnico integrado fica em segundo plano, abrindo espaço para um novo ponto de orientação marcante, identificável e emblemático no lago.
Quadro e eficiência. Razoável e Econômico. Ao planejar uma construção, que é utilizada apenas no verão, a escolha do material foi óbvia. E assim foi, em termos de consistência, a escolha de sua estrutura de suporte de carga. Um grande painel plano de madeira como cobertura, montado sobre uma camada de vigas, suportado por um núcleo central de pequenas paredes de madeira maciça laminada cruzada e uma grande viga. Em seguida, colunas externas delgadas, cada uma com uma viga inferior de mesma dimensão. A estabilidade espacial e a rigidez foram garantidas pela laje de cobertura em conjunto com as pequenas lajes da parede transversal, complementadas pelo efeito de enrijecimento longitudinal da parede posterior em concreto armado. Todos os sistemas técnicos e elétricos foram alocados em uma estrutura de cobertura adicional, com um leve esqueleto de aço apoiado sobre a laje da cobertura em alguns pontos. As qualidades estéticas da construção de madeira tornam qualquer revestimento desnecessário. Uma construção enxuta, e altamente econômica.