-
Arquitetos: Innauer-Matt Architekten
- Área: 1 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Adolf Bereuter
Descrição enviada pela equipe de projeto. Com o novo jardim de infância de Engelbach, surge um mundo único e inconfundível para as crianças, entre o Canal Grindel e a Hasenfeldstrasse. Um ambiente caseiro caracterizado por uma aura de grande relaxamento. O jardim de infância combina as potencialidades do terreno com as exigências da pedagogia moderna.
O espaço externo desempenha um papel importante nos conceitos pedagógicos. Consequentemente, o novo jardim de infância está localizado longe da rua, de forma a configurar um espaço de alta qualidade, projetado de forma aberta e pública. A área externa maximizada com o parque infantil e o parque público está voltada para o Canal Grindel e oferece às crianças e moradores do bairro, um espaço de aventura de alta qualidade no campo.
O novo edifício do jardim de infância foi projetado como uma estrutura compacta de dois pavimentos, que esconde um mundo interno de várias camadas, com aberturas para o interior e para o exterior, acessos generosos e zonas de comunicação. Todas as áreas da construção foram conectadas por três escadas, de forma que o fluxo de tráfego das crianças, intenso na hora do rush, foi dissociado.
No pavimento superior - "Belletage" - as salas de grupo foram posicionadas no mesmo nível. As cinco unidades com espaço de movimento e a zona de comunicação, funcionam como uma área independente no edifício. Todos os ambientes foram orientados consistentemente para o sudeste, garantindo uma ótima exposição e iluminação durante as horas principais do jardim de infância, no período matinal.
Os terraços de jogos cobertos, expandem a funcionalidade das salas posteriores, configurando um espaço de transição agradável, além de potencializar a relação com a área de jogos ao ar livre do entorno. A organização simples e concisa do novo jardim de infância facilita a orientação e constitui as condições ideais para a aprendizagem comunicativa em uma paisagem lúdica.
A aparência externa e interna é caracterizada por uma linguagem arquitetônica delicada, que em sua escala encontra motivos no uso especial. Madeira local natural e janelas emolduradas em metal caracterizam a semântica simples, mas atmosférica da construção.
O conceito da materialidade no interior produz um ambiente adequado ao uso, mas permanece reservado. Superfícies sólidas feitas de madeira, materiais minerais e cores cuidadosamente coordenadas enriquecem a sala, com sua aparência e toque agradáveis, oferecendo às crianças e aos educadores, liberdade suficiente para se desenvolverem.
O edifício foi construído como uma construção mista de madeira e concreto, que pode atender às necessidades energéticas e ecológicas atuais, principalmente no que diz respeito à sustentabilidade. Uma estrutura básica de reforço das paredes centrais foi complementada por elementos pré-fabricados de parede e cobertura feitos de madeira. O uso de materiais de alta qualidade, ecológicos e disponíveis regionalmente, sistemas de tecnologia de construção com eficiência energética e o uso de energia renovável protegem a natureza e o meio ambiente, contribuindo positivamente para a sustentabilidade.