-
Arquitetos: Manore Arquitetura
- Área: 400 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Maíra Acayaba
-
Fabricantes: Alessandra Delgado, Bel Colore, Concresteel, Desmobilia, Estúdio Bola, Fernando Jaeger, Ibiza Revestimentos, Inovar Esquadrias de Alumínio, Ita Construtora, Marmoreiro Francisco, OP Vilas Boas - Marcenaria, Phenicia Concept, Quartos e etc, reka iluminacao
Descrição enviada pela equipe de projeto. Um jovem casal projeta o crescimento de sua família alinhando seus planos também para o futuro. A casa de praia virou mais que apenas a casa de descanso de final de semana e sim a intenção de ser um segundo lar para passarem a experenciar uma qualidade de vida mais rica e próxima a natureza.
Dessa forma, a casa que deve acolher a família em construção, já com 2 filhos pequenos, foi pensada para todas as idades e tempos. Ela é atemporal e democrática. Assim como a matéria prima primordial escolhida para sua estrutura, a madeira. A casa foi distribuída em uma planta alongada com um térreo fácil e integrado.
A cozinha principal se conecta com a sala, ao mesmo tempo em que possibilita privacidade para que sejam feitas refeições de dia a dia. A sala principal pode se conectar ou não com a área gourmet logo ao lado. A porta de correr fazendo essa interface oferece essa flexibilidade além de garantir também acolhimento em dias frios. Na área gourmet os caixilhos em nível com a área externa permitem abertura total para integração com a área externa possibilitando esse respiro e conexão com natureza.
É lá que muita coisa acontece, sempre em volta da ilha de concreto armado e do mesão de madeira do Estudio Bola. As banquetas mostarda, desenhadas pela designer Alessandra Delgado nos relembram do verão e trazem alegria pro ambiente além de casarem muito bem com as cadeiras Maria azul marinho, do design Fernando Jaeger.
O interessante embora desafiador do térreo é que não tínhamos “fundo” da casa, onde geralmente concentram-se áreas de serviços. É uma casa com 2 frentes, a frente que dá para a Rua do condomínio e a frente que dá para a grande piscina comum do condomínio. Mas isso não foi um problema a nós. Com demanda de um dormitório no térreo para apoio aos que não utilizarem a escada, inserimos esse quarto na fachada em frente a rua de acesso ao condomínio, dessa forma foi possível uma fachada agradável com grandes janelas. A cozinha interna acontece depois desse quarto, com conexão e ventilação através da lavanderia em sua lateral.
A mesma, na cor azul, faz parte da arte do projeto, por isso a assumimos conectando-a com a sala. No pavimento superior, os quartos se distribuem ao longo da planta conectados de um lado pelo corredor com janela superior para permitir privacidade com os vizinhos e do outro lado um grande terraço integra os dormitórios e traz a vista das montanhas para dentro.
O quarto de casal, em frente a piscina se unifica com o terraço, possibilitado pelos caixilhos que correm totalmente para as laterais. Nos banheiros centrais das crianças a ventilação natural e cruzada se revelou naturalmente já que o desencontro das alturas das telhas possibilitou esse benefício. Todas as bancadas com cubas e gabinetes ficam fora do banheiro possibilitando mais flexibilidade para os quartos que possibilitam receber mais de 2 pessoas para a experiencia.