-
Arquitetos: Lez. Arquitetura
- Área: 13 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Júlia Tótoli
-
Fabricantes: Deca, Dolce Alba, Elettromec, Eliane, Líder Interiores, Objeto Casa, Portinari, Tintas Coral
Descrição enviada pela equipe de projeto. O Hygge é um wine-bar no modelo “para levar”, criado para atender o público durante a exposição Janelas Casacor 2020 que aconteceu durante a pandemia da Covid-19 no Parque da Cidade Sarah Kubitschek em Brasília, respeitando os protocolos estabelecidos pelos órgãos de saúde pública.
O espaço é semelhante a um contêiner de aproximadamente 13,5m² e destaca a arquitetura pós-pademia e a interação das pessoas com o espaço, proporcionando uma experiência inovadora, conceitual e única por meio de soluções simples.
Foi construído em um módulo metálico com dimensões 6,00x3,75m e fechamentos laterais executados em telhas metálicas. As soluções internas precisavam ser autoportantes e fixadas apenas no piso, incluindo a grande divisória curva amadeirada que separa os ambientes de produção da área de serviço e atendimento. O uso dinâmico do espaço precisava ser convidativo e atrativo, acompanhando a rotina agitada do dia-a-dia e evitando o contato direto entre as pessoas.
Ao se aproximar do balcão de atendimento, uma divisória executada em serralheria e vidro temperado delimita o contato e demarca a área de retirada dos pedidos. A ilha oval em Limestone Baiteg funciona como apoio e a bancada ao fundo, do mesmo material, apoia a cafeteira, cervejeira e adega climatizada.
Uma grande tela metálica vermelha solta do teto estrutural disfarça a passagem da infraestrutura elétrica e permite uma iluminação indireta que destaca os planos, ressaltando o desenho dos elementos orgânicos projetados para constrastar com o formato ortogonal imposto pelo módulo. Pendentes feitos à mão em fibra natural foram fixados na tela metálica em diferentes alturas, ajudaram a criar uma atmosfera de conforto e bem estar, a partir do uso de cores e materiais puros e sensíveis.
Pensar e decorar um ambiente de forma a deixá-lo aconchegante nos oferece os mesmo benefícios de calma e tranquilidade que uma xícara de chá em um dia frio, saborear uma comida gostosa ou estar cercadoda família e dos amigos. Por isso, pensamos o Hygge como esse momento de respiro na nova rotina gerada pela quarentena. Um espaço de passagem, mas com potencial de intensificar a sensação de acolhimento a partir do uso das cores, texturas e iluminação.