-
Arquitetos: Alberto García Marín, Juan Manuel Sánchez La Chica
- Área: 87 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Fernando Alda
-
Fabricantes: PERI, Siarsa, Sun Power, Titanlux, iGuzzini
Descrição enviada pela equipe de projeto. Smart Tree é concebida como uma árvore biotecnológica cuja missão é reabilitar os espaços exteriores da universidade, promovendo a sua utilização através da criação de ambientes verdes e serviços de conexão. Esta intervenção transforma um espaço abandonado num espaço de convivência ao ar livre, descontraído e acolhedor, que proporciona um microclima de conforto ambiental e sensorial, e tecnologia de acesso a energias renováveis e informação.
A estrutura da Smart Tree e seus móveis foram projetados com materiais de demolições parciais de prédios do campus que esgotaram sua primeira vida útil. O pavilhão surge da reabilitação de uma estrutura que serviu de pérgula no pátio da Faculdade de Belas Artes, cuja necessária reabilitação implicou a sua eliminação.
Tudo isto construído sobre um jardim que, com o intuito de melhorar as condições ambientais e sensoriais, foi desenhado utilizando à flora nativa. Uma estação meteorológica e vários sensores estrategicamente localizados permitem a coleta de dados da qualidade ambiental em tempo real, através dos quais são tiradas conclusões para a melhoria deste espaço e a sua futura aplicação em outros projetos de reabilitação de espaços exteriores.