-
Arquitetos: RipollTizon Estudio de Arquitectura
- Área: 243 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:José Hevia
Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa está localizada em Son Puig, um bairro na periferia da cidade de Palma, Espanha, composto majoritariamente por moradias unifamiliares isoladas. O lote que a casa ocupa situa-se em uma esquina elevada em relação à rua e goza de boas vistas coincidindo com uma boa orientação.
O projeto deve esgotar a área máxima edificável permitida para resolver um programa com quatro quartos, três banheiros, sala de jantar, sala de estar, escritório e outras unidades auxiliares. Devido à superfície limitada do terreno, decidiu-se compactar o volume e posicioná-lo em um canto para liberar ao máximo a área do jardim com boa orientação. Como resultado desta estratégia surge uma casa de planta quase quadrada, concentrada e dividida em quatro quadrantes de diferentes tamanhos que giram em torno de um vazio central onde se encontra a escada. A casa é o resultado de um exercício de concentração funcional e estrutural. A estrutura, resolvida em concreto armado, gera o espaço da casa, caracteriza o interior e determina muitas das decisões formais adotadas.
Os quartos estão organizados em diferentes níveis e relacionam-se de forma fluida e dinâmica segundo uma sequência que estabelece diferentes graus de intimidade à medida que se sobe, indo das áreas públicas, relacionadas com o nível do jardim, às privadas dispostas em níveis superiores. O interior dinâmico da casa contrasta com a neutralidade exterior do volume. A construção apresenta-se como uma peça monolítica compacta cujo envoltório externo é recortado com orifícios de diferentes tamanhos e profundidades, regulados de acordo com a orientação e o programa.
Tanto a estrutura como grande parte dos materiais utilizados na construção são visíveis e não revestidos, procurando de alguma forma valorizar a sinceridade estrutural e construtiva, e que esta faça parte da imagem final da casa.