-
Arquitetos: Filipe Pina
- Área: 130 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Ricardo Marta
-
Fabricantes: Aleluia Cerâmicas, Efapel, Ofa, Sanitana, Technal
Descrição enviada pela equipe de projeto. Um jovem casal da capital, uma pré-existência antiga localizada numa aldeia do interior rural de Portugal, sem uso há várias décadas, foi constatada desde logo, a beleza, dignidade e potencial do volume. Uma casa de férias e descanso, com a obrigação de estabelecer diálogo entre os diferentes tempos e formas de habitar, mas também entre os respetivos métodos construtivos.
A região, de longos e frios invernos e de curtos verões, mas escaldantes. A intervenção, deve proporcionar boas condições de conforto para ambas as situações. A intenção, preservar o legado histórico desta tipologia construtiva da família há vários anos, preservar os elementos considerados como relevantes. Conservaram-se as técnicas e materiais existentes no edifício, foram adicionados novos elementos de betão, adicionou-se madeira de pinho, que se destaca da estrutura preexistente, aproveitaram-se os excedentes de obra, fez-se uma bancada de leitura, juntaram-se madeiras na zona de dormir, redesenhamos as portas.
A nova configuração, do espaço permite uma vivência dinâmica e flexível da casa. No piso térreo as zonas comuns, no primeiro piso as zonas privativas que albergam dois quartos, uma casa de banho e uma pequena zona de leitura.