-
Arquitetos: Arq. Simplifica
- Área: 190 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Roberta Gewehr, Fernanda Ness
-
Fabricantes: Adobe, AutoDesk, Deca, Docol, Eliane, Incepa, Moldulyne Portas e Janelas em PVC, Netlumens, Nordecor, Salva, Stella, Suvinil, Tok Stok, Tramontina, Trimble
Descrição enviada pela equipe de projeto. Casa Butiá, um lar para criar lembranças. O estudo de layout divide a planta no meio, para o lado do nascer do sol temos a área íntima e para área social o pôr do sol. A área social da casa é o ponto forte do projeto, uma grande cozinha com parrilla, mesa de jantar e bar se integram com a varanda. A área de estar com tv e lareira, apesar de não ter barreiras em relação a cozinha tem pé direito mais baixo trazendo mais conforto e uma ideia de privacidade. Na área íntima trabalhamos com um conceito hotel, poucos mobiliários, iluminação indireta e relação com a paisagem de forma privada.
Respeitamos o desenho conceitual de casa e fomos compondo a fachada de dentro para fora, trata-se de uma reforma. O projeto cria conexão com um espaço esquecido na paisagem e ressignifica uma história.
Respeitar a base construtiva existente nos trouxe a consciência de valorizar a simplicidade do lugar. Os materiais na sua verdade contrastam com a paisagem leve e o mobiliário pontual se equilibra com os vazios. Tiramos partido de todos os elementos possíveis de serem reaproveitados e nos elementos novos trouxemos materiais que marcam a nova fase dessa edificação. Esse é um projeto de resgate e valorização do lugar.
Sem dúvida a lareira é um ponto de destaque do projeto. Soltamos o grande volume da lareira na paisagem, criando uma forte conexão com o exterior. A localização marca a nova fase da edificação, é onde temos o pé direito mais baixo e os grandes planos de vidro que nos levam para fora e nos fazem “olhar para dentro”. A caixa de madeira aquece os encontros e as memórias que ali vão sendo criadas.
A grande varanda da boas-vindas aos que chegam estendendo a casa até as árvores. O piso continuo quebra a relação interior X exterior. Buscamos materiais simples e que trouxessem além de funcionalidade, aconchego para o lugar. Valorizamos os contrastes e buscamos os materiais na sua verdade como elementos fortes de projeto.
A iluminação valoriza a escala humana e sugere a experiência. A presença da madeira em contraste com as paredes e o piso frio aquece o cenário doméstico e a esquadria em fita emoldura a paisagem. A simplicidade e a beleza das lâminas de pau ferro em contraste com a brutalidade da pedra de basalto, tudo isso suavizado pelas texturas e pela iluminação natural. Os dormitórios foram pensados para confortar os visitantes. Nos banheiros a beleza dos contrastes e a iluminação que sugere o autocuidado.