-
Arquitetos: Etéreo Arquitectos
- Área: 400 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Jimena Montenegro
-
Fabricantes: ACT 3D, Acerolatina, AutoDesk, Castellani, EGGER, FV, Ilva, Maderplak, Neolith, Schneider, Trimble Navigation, Tromen, ferrum
Descrição enviada pela equipe de projeto. A obra está localizada em Las Nubes, no acesso a Tafi del Valle, Tucumán, Argentina. A casa está implantada num terreno de 6.000 m2 no meio do vale, protegido pela montanha e com vistas únicas sobre o distrito de El Mollar e a Barragem de La Angostura. A aldeia de Tafi del Valle está localizada ao norte da casa. A noite permite testemunhar a imensidão de todo o vale como um tudo. Este projeto surgiu da premissa do cliente de uma casa de fim de semana com estilo industrial, um galpão de montanha.
Foi fundamental para o desenvolvimento do projeto resolver a ideia conceitual de desenhar uma casa com um estilo industrial que remonta aos antigos ingleses tanto no exterior como o interior.
Funcionalmente a casa resolve-se com duas asas laterais, destinada ao setor privativo dos dormitórios e interligada pelo espaço principal da casa, o setor social. A volumetria se incorporou ao terreno de forma paralela à barragem, ganhando assim as melhores vistas panorâmicas e postais que a paisagem nos oferece. A sala de estar-jantar-cozinha é um espaço central integrado. Está caracterizado pela sua estrutura exposta e pela entrada de luz cênica. O espaço é único e acolhedor. As galerias permitem desfrutar da magia do morro devido ao contato direto com a natureza.
A sua materialização foi um dos aspectos mais importantes na hora de realizar este trabalho. Se construiu um armazém com um sistema não-tradicional num local com mão de obra não qualificada. Isso criou um duplo desafio para o escritório. As grandes janelas, impossíveis de evitar, devido aos visuais que o contexto nos proporciona, obrigaram-nos a trabalhar com carpintarias de alto rendimento para não perdermos o conforto. O concreto armado, majoritariamente exposto e esquadrias metálicas com fixações de painéis de classe 50 mm (k = 0,36), compõem a estrutura da casa. Os painéis de chapa autoportante com núcleo isolante de poliuretano (sistema geralmente escolhido para câmaras frigoríficas) foram escolhidos a fim de atender às altas demandas climáticas da região.
A Casa Nubes é um projeto que quebra os contornos de uma construção tradicional do local, respeitando o seu entorno. O projeto e o local falam por si só.