-
Arquitetos: Anna-Marie Chin Architects
- Área: 156 m²
- Ano: 2015
-
Fotografias:David Straight
-
Fabricantes: Altherm, AutoDesk, Bosca, CHH Ply, CS for Doors, Fisher & Paykel, Freeman Group, James Hardie, Kopine
Descrição enviada pela equipe de projeto. A demanda dos clientes era uma casa compacta e com personalidade, que acentuasse as vistas e a luz, que desafiasse as regulamentações de Jack’s Point, região residencial da Nova Zelândia. Esta casa consiste na primeira etapa, de um projeto de duas fases, uma nova construção para morar e uma outra para alugar. O projeto se aproveita de artifícios como locar os espaços de armazenamento em áreas específicas e discretas, além de desafiar os requerimentos de uma casa com dois dormitórios introduzindo um pequeno nicho que pode ser convertido em espaços de dormir, ou estar.
A forma construída é inspirada no galpão rural, com uma simples pele de aço colorido envolvendo as paredes e o telhado. A forma de galpão recebe uma interpretação abstrata moderna com o frontão cruzando a diagonal, criando elevações dinâmicas relacionadas à dramática paisagem montanhosa. A cobertura assimétrica segue o contorno do terreno e cria variação nos volumes espaciais internos.
A paleta de materiais é simples, e segue a estética do galpão, utilizando a mesma cor escura para paredes, telhado e janelas. Os recortes na camada externa do edifício são revestidos de compensado para estender o interior do edifício para fora, reforçando uma forte ligação interior e exterior. A camada cor de mel cria um brilho acolhedor e caloroso no interior, em contraste com a cor externa do edifício.
A forma alongada utiliza da geometria do terreno e apresenta impacto mínimo para a rua, permitindo seguir com a fase 2, da casa para alugar, ao lado. Os edifícios são inclinados para os limites internos, criando espaços de pátio externo privativos, enquanto proporcionam mais generosidade frente à proximidade com os limites do terreno.