-
Arquitetos: Menos é Mais Arquitectos
- Área: 1541 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:José Campos
-
Fabricantes: Carpintaria Miguel Batista
Descrição enviada pela equipe de projeto. Os edifícios projetados na encosta de Miragaia, situam-se numa estrutura urbana compacta e densa. O terreno em socalcos de granito apresenta uma frente de rua orientada a sul-poente que integra vários edifícios. A proposta contempla a consolidação da fachada principal em ruína do séc. XVIII, de grande qualidade arquitetónica - o único elemento do conjunto que resistiu ao tempo. Os novos edifícios recuperam o parcelamento estreito dos lotes envolventes, participando no jogo rítmico e altimétrico que caracteriza a frente urbana que integra.
Optou-se por uma distribuição dos fogos em galeria, promovendo a vivência do espaço público exterior. Os edifícios abrem-se para a paisagem, e consideram igualmente as relações com os caminhos a meia encosta, dinamizando a vivência urbana do bairro de Miragaia. Organizou-se o interior dos fogos procurando sempre a melhor orientação solar norte-sul. Assim, a galeria de distribuição e os quartos apresentam-se a Norte. Todas as salas orientam-se a sul-poente. O projeto aproveita a situação excecional de um promotor adquirir vários lotes em simultâneo para poder suprimir as dificuldades que uma recuperação parcela a parcela apresenta.
Assim possibilita-se o estacionamento em garagem, a ocupação de tipologias diversificadas t3, t2, t1 e t0, o acesso e ocupação a meia encosta O carácter abstrato e neutro das novas estrutura porticadas em betão, valoriza os edifícios existentes, e a riqueza do trabalho de cantaria em granito neles contidos. A preencher os vãos estruturais são utilizados materiais leves como a madeira, ferro e ardósia. O desenho das portadas e de elementos flexíveis na fachada dão um caracter informal e aleatório, contaminando o alçado com a vitalidade do local.