-
Arquitetos: Foster + Partners
- Ano: 2021
Descrição enviada pela equipe de projeto. Situado na Via del Corso, uma das ruas mais vibrantes da capital italiana, a loja da Apple Via Del Corso traz o histórico Palazzo Marignoli de volta à vida. Inspirado no passado deste local, o projeto revela a história fascinante e multifacetada do edifício, revelando tetos pintados e afrescos da década de 1890 justapostos com obras de arte modernas da década de 1950. Comemorando os murais, ocultos por décadas, o novo projeto cria um espaço onde a cidade e a história verdadeiramente se encontram.
O projeto da Loja da Apple é o resultado de uma estreita colaboração entre as equipes da Apple e a equipe de arquitetura e engenharia integrada da Foster + Partners.
Localizado no local de um convento do século 16, o Palazzo Marignoli foi projetado pelo renomado arquiteto Salvatore Bianchi em 1870 para Filippo Marignoli. Uma segunda adição do arquiteto Giulio Podesti no século 19 acrescentou a fachada principal que vemos hoje. De 1890 a 1955, abrigou o famoso Caffè Aragno, um ponto de encontro da moda para escritores, jornalistas e figuras políticas. No térreo, duas grandes pinturas de teto chamadas “Dawn” e “Dusk” de Fabio Cipolla e Ettore Ballerini respectivamente, foram cuidadosamente restauradas e integradas na nova loja. Uma das descobertas mais emocionantes foram os vários painéis criados pelo artista Afro Basaldella, um contemporâneo de Picasso e um dos artistas mais importantes da Itália, retratando cenas urbanas de cidades italianas.
A fachada em direção à Via del Corso também foi cuidadosamente restaurada e apresenta grandes janelas que permitem vistas para a loja e para o belo pátio interno. A entrada da loja se dá por uma passagem histórica que leva ao pátio, ladeado por dois espaços generosos e marcantes que celebram a grandiosidade do palácio histórico. Os arcos e abóbadas da passagem central são revestidos com mármore Carrara, cuidadosamente selecionado para combinar com o mármore existente e criar vistas dramáticas que o levam à grande escadaria. Esses espaços são um ambiente ideal para todos os clientes se envolverem, explorarem e se inspirarem nos produtos mais recentes da Apple e nas obras de arte que os rodeiam.
O pátio é um remanescente do mosteiro do século 16 e seu jardim funciona como um refúgio verde e tranquilo, que oferece uma pausa da movimentada rua comercial. Cria um foco calmo para todo o edifício, visível de quase todos os cantos da loja. As árvores Camphora com suas copas suaves oferecem sombra, criando uma atmosfera acolhedora para os visitantes e vistas frondosas para o terraço do pátio. As lanternas históricas encontradas no local foram cuidadosamente restauradas por especialistas usando LEDs de alta eficiência que imitam a tradicional luz de velas.
A escadaria monumental, construída originalmente por Marignoli para acessar sua residência no primeiro andar, leva você ao piano nobile, meticulosamente restaurado com seus detalhes originais em mármore de Carrara. A abertura zenital original, que foi construída durante uma reforma anterior, foi restaurada para inundar o espaço com luz artificial que combina com o tom da luz natural do dia. O primeiro andar abriga o Apple Forum, dentro do antigo salão de baile abobadado. O Apple Forum é o foco da atualidade na Apple, oferecendo workshops e eventos para os clientes.
O espaço adjacente ao grande salão de baile, que foi historicamente usado como sala de jogos, apresenta um teto pintado à mão com um padrão geométrico elaborado, descoberto durante a construção. Uma equipe de restauradores trabalhou milhares de horas para restaurar o teto à sua antiga glória. Ligando todos estes quartos está um espaço de galeria que se abre para um terraço. Inspirado pelos históricos terraços romanos, o espaço está repleto de videiras de jasmim e oliveiras, que olham para a copa das árvores do pátio, oferecendo outro lugar encantador para os visitantes relaxarem e descontraírem.
A Loja da Apple em Via del Corso é uma celebração do passado e do futuro e articula delicadamente as diferentes épocas da história, criando uma justaposição harmoniosa do antigo e do novo, levando este edifício com tanta história para a sua próxima fase de vida.