-
Arquitetos: Bio-Design Architects
- Área: 960 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Mohammad Hassan Ettefagh
-
Fabricantes: 3DS, Arta Industrial Group, Blum, Grasshopper, KWC, Lennox, Mirmoradigroup, Nooran Lighting, Rhino, V-Ray, WINTECH
Descrição enviada pela equipe de projeto. A ideia mais importante ao desenhar este projeto foi prestar atenção ao contexto, à harmonia cultural e aos padrões arquitetônicos típicos da cidade. O Complexo Residencial Chapireh está localizado na cidade de Dezful, uma área conhecida como a cidade dos tijolos. Sua história é rica no uso do material, tanto em elementos de construção quanto em decorações.
Portanto, a base do trabalho foi investigar o uso adequado dessa abordagem contextual e material no projeto. Foram realizadas várias visitas às partes antigas da cidade de Dezful e diferentes estudos sobre a cultura dos habitantes da região.
Elementos arquitetônicos autóctones como o sabat, o pórtico de entrada, tijolos vazados, especialmente nos telhados e janelas, privacidade na fachada e no interior do edifício, alinhamento nos becos (capitéis) e camadas de tijolos foram alguns dos padrões considerados no projeto.
A morfologia e a forma do zigurate, resgatada das referências históricas, foi uma das ideias de desenho que usamos na fachada de frente para o rio. O padrão de tijolos vazados, que no passado era usado nas bordas da cobertura para deixar entrar a brisa fresca do rio e ao mesmo tempo manter a privacidade no espaço interior onde a família dormia à noite, também foi introduzido de uma nova forma para delimitar os terraços do edifício.
O nome do projeto, Chapireh, que significa construção de esquina, é conhecido como uma solução vernacular na arquitetura iraniana, mesmo sendo visto hoje nas vielas da antiga cidade de Dezful. Como o projeto está localizado em um local com estas condições, o método Chapireh foi modelado neste canto da viela.
Os tijolos assentados de forma desencontrada correm como um cinto ao redor do edifício, formando um todo coerente. Além disso, a palavra "Chapireh" significa escolha da comunidade e parece ser um nome apropriado para este edifício residencial.