-
Arquitetos: PF Architecture Studio
- Ano: 2017
-
Fotografias:João Morgado
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto das Casas da Baixa teve como objetivo reabilitar um pequeno quarteirão oitocentista localizado na rua de D. João IV, Porto. O conjunto assume pelas suas caraterísticas formais um papel de absoluta singularidade no contexto urbano da cidade, uma vez que denota uma imagem completamente distinta dos restantes quarteirões da baixa, aproximando-se na sua escala e forma dos núcleos rurais periféricos à cidade.
O quarteirão foi desde a sua construção usado como habitação multifamiliar, revelando nas tipologias anteriores à intervenção as sucessivas apropriações, ampliações e divisões da qual foi alvo. A intervenção pretende hierarquizar e reorganizar as tipologias existentes, reformulando o conjunto e criando um total de 11 unidades independentes de habitação que variam entre as tipologias T0, T1 e T2, mantendo os princípios construtivos da preexistência.
Apesar do avançado estado de degradação, a organização orgânica e vernacular do conjunto era de tal forma evidente, que se tornou no ponto de partida para a definição conceptual da proposta. O sistema construtivo original, constituído por paredes resistentes de alvenaria de granito e pisos e cobertura e estrutura de madeira, foi respeitado tendo apenas sido alvo de substituições e correções pontuais.
O projeto resulta em onze apartamentos interdependes que ora têm acesso individual ora partilham acesso comum, onde o branco das paredes e tetos contrasta com o calor do pinho dos pisos, criando um diálogo coerente entre a preexistência e a intervenção.
As tipologias caraterizam-se pela variação de cotas de pavimento e aproveitamento do desvão das coberturas, resultando em apartamentos de planta livre onde os mezaninos assumem um papel de destaque na leitura e vivência interior dos espaços.