-
Arquitetos: Bayona Studio
- Área: 180 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Pep Sau, Xevi Bayona, Anna Costa
Habitare, do latim "ocupar um lugar", viver nele. A arquitetura é capaz de suscitar casas simplesmente limitando espaços, conformando seus limites com inúmeros recursos e nuances. No entanto, uma casa não precisa ser um lar. Uma casa é uma residência mais a adição da humanização formal causada pelo simples fato de viver, da agregação de objetos e móveis mantidos pelas pessoas que nela vivem, de seus pertences, de sua alma. É o habitante que, antropologicamente ligado ao vínculo com o fogo e a família que faz a vida ao seu redor, está encarregado de criar um lar.
Em um lote onde vários lares moravam em uma casa, aparece um terreno vazio com uma estrutura que, dolorosamente como um jugo, segura a casa vizinha. Uma estrutura que não é mais uma casa e que formalmente nos lembra, com linhas metálicas, que talvez houvesse uma alma lá, havia vida. Mobiliar o vazio urbano com aqueles objetos que fiel e silenciosamente acompanham a vida de um homem, de uma família, de várias gerações, para substituir a alma dos antigos lares, sem os limites e suportes físicos da casa e sem seus habitantes. O homem passa e os móveis permanecem: resta lembrar, testemunhar, evocar aqueles que já não estão mais aqui, às vezes para revelar alguns segredos.
"Habitare", ou a casa sem casa é uma instalação efêmera que foi criada em Olot em novembro de 2020 como parte do Festival Luciérnaga. A gênese: o vazio causado pela demolição de uma casa de aluguel na cidade antiga é ocupado pelo andaime necessário para escorar as casas vizinhas. Este andaime segue de forma aproximada a geometria da casa demolida com uma estrutura que é pura tectônica: barras verticais e horizontais sem qualquer tipo de superfície.
"Habitare" recupera o mobiliário que estava na casa, outros coletados em toda a cidade e precariamente restaurados, em um arranjo similar ao existente. A instalação habita o andaime sem a necessidade de construção. Uma instalação de luz e música feita com as lâmpadas existentes percorre todos os andares da casa. A vida voltou e permanecerá na memória enquanto os móveis resistirem ao tempo.