-
Arquitetos: Richard Beard Architects
- Área: 8977 ft²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Paul Dyer
-
Fabricantes: Bar stools, Cabinet, Chandelier, Crown Industrial, FSB Franz Schneider Brakel, Heath Ceramics, John Pomp, Milgard Ultra Series, Reception desk, Reclaimed walnut, Soule Building Systems, Vibia
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Vinícola Theorem está localizada a oeste do centro de Calistoga, Califórnia, dentro de Diamond Mountain em Napa Valley. Escapando das grandes e onipresentes construções da vinícola, focadas em receber centenas de convidados de uma só vez, Theorem foi projetada como uma experiência íntima, sob medida, onde a hospitalidade reina suprema.
O complexo de 24 hectares apresenta um conjunto de construções do final do século XIX construídas originalmente por Beverley Cole como um retiro de campo para escapar da névoa de São Francisco (Cole é conhecido por estabelecer o que se tornaria a Universidade da Califórnia/Sistema Médico de São Francisco). A propriedade inclui uma pequena escola e uma casa de campo grega conhecida como a Casa Cole, que foi restaurada e remodelada por Richard Beard antes do planejamento geral para a reforma da propriedade para a nova vinícola.
A vinícola é projetada para complementar as estruturas históricas restauradas, inspirando-se nos edifícios agrícolas vernaculares encontrados no terreno e na região. Revestido de materiais de tons escuros para recuar visualmente na paisagem circundante, o complexo ocupa uma posição privilegiada para as vistas do Monte Santa Helena ao norte e dos vinhedos ao sul.
Modesto em escala, o edifício de aproximadamente 830 m2 é acoplado a uma experiência para hóspedes cuidadosamente orquestrada, que começa quando os convidados passam por um pergolado externo. A luz do dia, e sua manipulação, tornam-se um elemento importante para revelar o mundo além e permitir que os convidados estejam plenamente imersos na experiência do vinho. A grade e a área de boas-vindas/recepção serve como o primeiro passo para baixar os níveis de luz para permitir que as retinas dos visitantes se ajustem. De lá, os convidados descem uma escada revestida de espelhos até a sala subterrânea mais escura de barris, onde começa a jornada de degustação.
Paredes de concreto aparente, com as marcas das fôrmas dispostas verticalmente, envolvem o espaço: sua natureza crua e inacabada relembrando o vinho nascente que descansa nos barris ao redor. A área é marcada por uma mesa simples e um par de asas de bronze afixadas na parede; as asas servindo como um ponto popular de foto/mídia social. Em seguida, os convidados são acompanhados para um dos diversos de locais de degustação dentro do complexo: em frente à escola, no mirante, sob a grade do celeiro, ou na sala de fermentação.
A construção de dois pavimentos, com telhado e revestimento escuros, é uma estrutura de aço com uma planta organizada no eixo transversal. As vistas axiais permitem vistas de e através das instalações da vinícola. Grandes portas de correr feitas de carvalho maciço proporcionam fechamento total quando desejado. As portas e janelas de vidro com estrutura de aço preenchem os espaços internos com luz natural, reduzindo a necessidade de iluminação artificial na sala de fermentação e conectando visualmente os espaços internos ao ambiente natural. O teto da sala de fermentação primária possui um monitoramento contínuo para proporcionar ampla luz do dia dentro da estrutura.
O armazenamento abaixo do solo em barris proporciona um acesso otimizado e de qualidade para a produção de vinho e uma temperatura fresca e consistente para a maturação da bebida. As áreas adicionais incluem a prensa das uvas, várias salas de armazenamento, um banheiro completo, além de um laboratório/escritório. A capacidade de produção é de 8.412 caixas. A degustação e os passeios são feitos somente com hora marcada e limitados a apenas algumas pessoas de cada vez. Com o vinho e a paisagem tomando o palco central, a Vinícola Theorem proporciona uma experiência íntima que é, ao mesmo tempo, familiar e atemporal.