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Arquitetos: ARCHITECTS OFFICE, TRIPTYQUE
- Área: 253 m²
- Ano: 2020
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Fotografias:Ricardo Bassetti
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Fabricantes: Belcolore, Boobam, Cativa Iluminação, Coisas Dcasa, Dalle Piagge, Deca, Ecosimple, Ferrante, Golden House, Granidomus, Innovare Work, Juliana Benfatti, Mão Colorida, Novo ambiente, Prototype, Teco Paisagismo
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Descrição enviada pela equipe de projeto. Assinado pela III Interior Design, o Boticário LAB expõe uma loja conceito que suscita a história da marca e exibe o novo, com sustentabilidade e tecnologia. Localizada em uma esquina de grande fluxo de pessoas no coração do bairro de Pinheiros, a nova Flagship da Boticário espacializa o conceito de laboratório artesanal contemporâneo. O projeto se debruça e valoriza um edifício preexistente a partir do retrofit, repensando a fachada e ambientes internos para abarcar uma experiência imersiva na marca e possibilitar a hipermixidade de usos, unindo café, salão de beleza, espaço de eventos/exposições e um laboratório do perfumista, sob a mesma linguagem arquitetônica. O escopo está alinhado com as últimas tendências de comportamento e consumo globais, onde uma loja, para sair do lugar-comum e ser um ponto de relevância na cidade precisa oferecer uma experiência híbrida, completa e inédita.
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Logo no térreo, o layout é formulado para viabilizar a melhor disposição dos espaços e garantir acessos de entrada em três diferentes ambientes: O café, a área de cuidados, e a perfumaria. No primeiro, o pé direito duplo com vegetação suspensa eleva o olhar ao teto, que com um grande rasgo, presenteia com luz solar quem adentra, revelando o diálogo intencional com o exterior. Na área de cuidados, cubas esculpidas e expositores dão o apoio necessário à operação, que conta com serviços especializados como o diagnóstico capilar. E na perfumaria, bancadas e expositores compõem o espaço da área de makeup que possui aplicativos simuladores de maquiagem, como filtros de câmera, auxiliando na escolha dos produtos, e a experimentação de fragrâncias "às cegas", onde se descobre as famílias olfativas que mais se conectam à personalidade e gosto de cada um.
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A curadoria de materialidades traz a serralheria para os expositores e estantes com pivôs, que dão destaque visual aos produtos e articulam o conceito laboratorial/urbano em harmonia com materiais rústicos, como o uso do couro e madeira nos mobiliários. O granilite, provindo do reuso de embalagens da própria Boticário, possui destaque na configuração do espaço ao revestir pisos, paredes e formar tótens expositores, cubas e outros. Assim, cores, texturas e formas exaltam a harmonia desta criação e a sustentabilidade se faz presente.
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Ainda no térreo, a escada de acesso ao segundo piso foi envelopada em madeira e com revestimento interno em serralheria verde, exibindo um invólucro imersivo no universo da marca, guiando o fluxo para o salão de beleza, espaço multiuso e o laboratório do perfumista acima. Ao subir, a área multiuso se posiciona com mobiliários autorais e flexíveis, permitindo a customização do espaço e sua utilização diversa. Ao fundo, inspirados nas personalizações de perfumes de ateliês franceses como Gurlain e Ex Nihilo, o laboratório perfumista restaura o contato com os processos artesanais e com a trajetória da Boticário.
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Aqui, é possível obter uma fragrância própria customizada e com embalagem especial, selada. Ainda no segundo andar, o salão de beleza se instaura com serviços completos, enlaçando o ambiente experimental e único. As soluções criadas estão alinhadas às práticas sustentáveis da empresa e à nossa atuação e podem ser vistas através do sistema de reuso de água para a rega das plantas, o reaproveitamento dos produtos Boticário para realizar mobiliários e revestimentos, e o reaproveitamento também de tijolos já existentes no prédio. Além de toda uma gama de acabamentos que foram selecionados com essa preocupação.
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A singularidade do edifício na paisagem é externalizada por vegetações, grandes aberturas para as vitrines, dutos galvanizados, gradil metálico que transgridem a área interna e ressignificam a fachada. Desta forma, o projeto celebra a trajetória do Boticário ao apresentar uma releitura dos laboratórios de perfumistas e ervanários a granel e trazer a interlocução com as atuais práticas sustentáveis da empresa e as novas tendências do retail design.
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