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Arquitetos: ARCHITECTS OFFICE, Triptyque
- Área: 253 m²
- Ano: 2020
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Fotografias:Ricardo Bassetti
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Fabricantes: Belcolore, Boobam, Cativa Iluminação, Coisas Dcasa, Dalle Piagge, Deca, Ecosimple, Ferrante, Golden House, Granidomus, Innovare Work, Juliana Benfatti, Mão Colorida, Novo ambiente, Prototype, Teco Paisagismo
Descrição enviada pela equipe de projeto. Assinado pela III Interior Design, o Boticário LAB expõe uma loja conceito que suscita a história da marca e exibe o novo, com sustentabilidade e tecnologia. Localizada em uma esquina de grande fluxo de pessoas no coração do bairro de Pinheiros, a nova Flagship da Boticário espacializa o conceito de laboratório artesanal contemporâneo. O projeto se debruça e valoriza um edifício preexistente a partir do retrofit, repensando a fachada e ambientes internos para abarcar uma experiência imersiva na marca e possibilitar a hipermixidade de usos, unindo café, salão de beleza, espaço de eventos/exposições e um laboratório do perfumista, sob a mesma linguagem arquitetônica. O escopo está alinhado com as últimas tendências de comportamento e consumo globais, onde uma loja, para sair do lugar-comum e ser um ponto de relevância na cidade precisa oferecer uma experiência híbrida, completa e inédita.
Logo no térreo, o layout é formulado para viabilizar a melhor disposição dos espaços e garantir acessos de entrada em três diferentes ambientes: O café, a área de cuidados, e a perfumaria. No primeiro, o pé direito duplo com vegetação suspensa eleva o olhar ao teto, que com um grande rasgo, presenteia com luz solar quem adentra, revelando o diálogo intencional com o exterior. Na área de cuidados, cubas esculpidas e expositores dão o apoio necessário à operação, que conta com serviços especializados como o diagnóstico capilar. E na perfumaria, bancadas e expositores compõem o espaço da área de makeup que possui aplicativos simuladores de maquiagem, como filtros de câmera, auxiliando na escolha dos produtos, e a experimentação de fragrâncias “às cegas”, onde se descobre as famílias olfativas que mais se conectam à personalidade e gosto de cada um.
A curadoria de materialidades traz a serralheria para os expositores e estantes com pivôs, que dão destaque visual aos produtos e articulam o conceito laboratorial/urbano em harmonia com materiais rústicos, como o uso do couro e madeira nos mobiliários. O granilite, provindo do reuso de embalagens da própria Boticário, possui destaque na configuração do espaço ao revestir pisos, paredes e formar tótens expositores, cubas e outros. Assim, cores, texturas e formas exaltam a harmonia desta criação e a sustentabilidade se faz presente.
Ainda no térreo, a escada de acesso ao segundo piso foi envelopada em madeira e com revestimento interno em serralheria verde, exibindo um invólucro imersivo no universo da marca, guiando o fluxo para o salão de beleza, espaço multiuso e o laboratório do perfumista acima. Ao subir, a área multiuso se posiciona com mobiliários autorais e flexíveis, permitindo a customização do espaço e sua utilização diversa. Ao fundo, inspirados nas personalizações de perfumes de ateliês franceses como Gurlain e Ex Nihilo, o laboratório perfumista restaura o contato com os processos artesanais e com a trajetória da Boticário.
Aqui, é possível obter uma fragrância própria customizada e com embalagem especial, selada. Ainda no segundo andar, o salão de beleza se instaura com serviços completos, enlaçando o ambiente experimental e único. As soluções criadas estão alinhadas às práticas sustentáveis da empresa e à nossa atuação e podem ser vistas através do sistema de reuso de água para a rega das plantas, o reaproveitamento dos produtos Boticário para realizar mobiliários e revestimentos, e o reaproveitamento também de tijolos já existentes no prédio. Além de toda uma gama de acabamentos que foram selecionados com essa preocupação.
A singularidade do edifício na paisagem é externalizada por vegetações, grandes aberturas para as vitrines, dutos galvanizados, gradil metálico que transgridem a área interna e ressignificam a fachada. Desta forma, o projeto celebra a trajetória do Boticário ao apresentar uma releitura dos laboratórios de perfumistas e ervanários a granel e trazer a interlocução com as atuais práticas sustentáveis da empresa e as novas tendências do retail design.