-
Arquitetos: zuzana&nicholas
- Área: 119 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Christopher Frederick Jones
-
Fabricantes: AllKind Joinery & Glass, Arkie, Ceramica Vogue, Concrete Nation, Eco Outdoor, Lysaght, Shadeform
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Annerley é a renovação e extensão de uma casa de fazenda tradicional de Queensland que sofria com uma conexão ruim com o quintal e com áreas públicas introvertidas. O projeto procurou ligar o interior da casa ao seu jardim, o espaço de convivência para uma família com crianças pequenas, e para o qual a casa existente dava as costas.
A extensão proposta foi concebida como um espaço exterior que, ao ser aberto, passaria a fazer parte do jardim e permitiria ligações visuais entre ambientes através da vegetação: quem está na cozinha pode conversar com alguém no jardim. Uma das crianças lendo na beirada da janela pode interagir com seu irmão que está brincando na sala de estar, e um visitante na porta da frente pode fazer contato visual com o anfitrião no jardim. Essas relações não apenas fornecem interconexão e melhor acesso à luz e ventilação, mas também permitem uma abundância espacial dentro de uma casa pequena.
As ligações entre os quartos e o jardim permitem que as crianças pequenas circulem livremente entre as brincadeiras no interior e no exterior, estando ainda ligadas aos pais no restante da casa. Anteriormente, a falta de conexão entre os espaços e o interior/exterior proibia este tipo de ocupação flexível, o que é uma condição frustrante para uma família jovem.
A ênfase estava em fazer modificações e acréscimos com a introdução mínima de novas áreas construídas e maximizando a preservação do espaço existente da antiga casa e seu jardim. Minimizar a nova construção e o impacto total foi a chave para a abordagem do arquiteto e do cliente em relação à gestão ambiental e orçamentária.
A nova extensão substituiu um antigo volume anexo que abrigava a lavanderia, criando uma estrutura de jardim simples, mas requintada, conectada à casa existente. O revestimento de zinco ondulado e o telhado de duas águas do volume superior referem-se à cobertura adjacente da casa e ao caráter de um galpão de jardim, enquanto a base de concreto e o terraço pavimentado de pedra ancoram a extensão para o pátio.
A ênfase na importância do jardim levou à contratação do paisagista Jonathan Kopinski, que colaborou com o arquiteto e, principalmente, com o cliente na concepção e execução do projeto paisagístico.