-
Arquitetos: eLandscript Studio
- Área: 130 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Yong Zhang, Tianpei Zeng, Wenjian Liao
Descrição enviada pela equipe de projeto. Os treze hectares do Parque do Lago Haoxiang foram projetados pela eLandscript, no distrito de Bao'an, em Shenzhen. O Parque está conectado a quatro rios urbanos, sendo o rio Pailao, o rio Xinqiao, o rio Wanfeng e o rio Tantou. Como uma importante lagoa de retenção de águas pluviais, o local desempenha um papel importante no controle local de enchentes e na interceptação da poluição. No entanto, devido à deterioração da qualidade da água e à ocupação de indústrias ao redor do lago, o espaço foi gradativamente esquecido pelos moradores do entorno.
O projeto teve início em 2019. A coordenação do Lago Haoxiang e da bacia hidrográfica circundante realizaram em conjunto a gestão ecológica, que melhorou muito a qualidade geral da água. Através da oportunidade de renovação urbana, o espaço ao redor do lago foi reposicionado e planejado como um parque costeiro aberto. O projeto buscou métodos de regeneração flexíveis para trazer impactos ambientais positivos e solucionar as crescentes demandas dos residentes da comunidade pelo uso de espaços abertos e dos problemas sociais causados pelo rápido desenvolvimento da cidade.
Reconecte a orla. Um circuito pedonal com 850 metros reconecta os quatro espaços ribeirinhos e colide com o parque em diferentes áreas, de forma a criar pontos de ancoragem na paisagem, como a Rainbow Bridge, o Mirante da Eclusa e o Flora Trellis Café.
O projeto do Flora Trellis Café foi desenvolvido pela LAAB Architects, utilizando uma cobertura em losango paramétrico e uma pele de vidro. Café e banheiros foram dispostos em ambos os lados da estação, e o espaço aberto no meio foi conectado com o parque, que é um local de lazer para os cidadãos.
O projeto da Rainbow Bridge, colabora com a SBP, com um comprimento total de 238 metros de estrutura de viga em caixa de aço curva, com vão máximo de 77 metros. De forma a minimizar o impacto no rio e no ambiente, nasceu a Rainbow Bridge sobre o rio, que se tornou um mirante para avistar o parque e as cidades circundantes.
Regeneração de resiliência. Além de instalações ambientais de baixo impacto, como pântanos construídos e gramados isolados, uma orla mais flexível também pode atrair os cidadãos para experimentar e reconhecer a natureza, bem como compreender a proteção do ambiente aquático. Após avaliação cuidadosa da área de inundação, o muro de contenção vertical original com 600 metros de comprimento foi transformado em um pântano ecológico com gabiões. Enquanto o volume purifica o corpo d'água, ele cria um habitat comunitário ecológico e fornece possibilidades hidrofílicas multidimensionais, incluindo um passeio elevado de Reedbank e a promenade rochosa, que pode ser submersa pela enchente.
Renovação cultural. A equipe propôs manter o edifício original da usina de energia Shajing e transformá-lo em um salão de exposições cultural e criativo, reiterando os atributos culturais do patrimônio urbano e projetando vários espaços de atividades em torno de seus arredores, incluindo o labirinto de água Oyster-Shell e a Education Wetland, um grande gramado que reúne eventos e apresentações culturais. A tradicional técnica de parede de concha de ostra local também foi usada no projeto, apresentando este elemento artesanal soberbo, com um significado cultural para os cidadãos.
O projeto do Haoxiang Lake Park foi concluído e inaugurado em 2021. Ele será usado como o local para o Festival Cultural de Ostras anual, que é a grande plataforma para o intercâmbio e exibição da cultura local.