-
Arquitetos: DC.AD
- Área: 38 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Francisco Nogueira
Descrição enviada pela equipe de projeto. Equador 201 é um projeto de renovação localizado em Cascais, cobrindo aproximadamente 38m2, com o objetivo de geração de renda através do aluguel a curto prazo.
O programa funcional proposto inclui uma cozinha, sala e quarto, em um formato aberto, e um banheiro. Como esta é uma área relativamente pequena, o primeiro passo do intervenção envolveu a eliminação de todos os elementos e paredes não estruturais, exceto aquelas que configuram o banheiro existente, liberando toda a amplitude do apartamento.
O leitmotiv do projeto consistiu na introdução de um novo corpo ao longo do eixo longitudinal que incorpora várias facetas de uma só vez, oferecendo uma sensação de continuidade e unidade espacial. Ao longo de sua extensão, este volume avança gradualmente em direção à privacidade, organizando a diferentes momentos-chave da residência. A importância deste eixo é reforçada pelo instalação de uma luminária contínua, cujo controle de luminosidade é dividido ao longo dos espaços, e pela introdução de um espelho alto que reforça ainda mais a continuidade desta linha axial.
A fim de aproveitar ao máximo todas as áreas, a zona de entrada foi simultaneamente transformada em uma zona de preparação de alimentos, e o corredor em uma sala de jantar, permitindo que a sala de estar e quarto aproveitem o espaço mais amplo do apartamento. Painéis rotativos semi-translúcidos foram propostos nestas duas últimas áreas, que dividem visualmente o espaço e permitem a personalização do controle de privacidade entre as duas funções, ao mesmo tempo em que filtra o luminosidade das aberturas exteriores.
A escolha dos materiais favoreceu um piso de microcimento contínuo, aumentando a fluidez do movimento. A textura das paredes existentes, uma argamassa grosseira de cimento e areia, foi mantida e pintada de cinza, com o concreto das vigas estruturais sendo mantido aparente. Esta imagem reminiscente de uma atmosfera industrial foi reforçada com a instalação de acessórios elétricos salientes, com conduítes à vista. Em contraste com o material bruto pré-existente e materiais irregulares, os novos elementos trazidos foram construídos utilizando madeira envernizada clara e lisa.
Uma janela circular em acrílico azul translúcido foi criada para permitir a entrada de luz natural no banheiro. Esta peça carrega sua tonalidade para as paredes interiores pintadas no mesmo tom e às superfícies de pedra natural, criando uma atmosfera completa e envolvente.