-
Arquitetos: Two Five Five Architects
- Área: 1306 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Paris Brummer, André Krige, Carel Nicolaas Smit
-
Fabricantes: Hansgrohe, Aluglass, Corobrik, Geberit, Gerflor, Kink Design, Polyflor
Descrição enviada pela equipe de projeto. Os Apartamentos Uxolo são o primeiro empreendimento residencial de micro-unidades concluído localizado na Cidade do Cabo. O empreendimento é composto por 35 unidades residenciais que variam entre micro-estúdios de 24m² e lofts de 40m², além de um lobby e área comercial no térreo em um estande de apenas 195,5m².
A intenção inicial de desenvolvimento do projeto era criar um destino de acomodação de curta duração icônico na Cidade do Cabo, com alguns inquilinos de longa duração, da mesma forma que Tóquio tem a Nagakin Capsule Tower e Rotterdam tem a Cube House. A pandemia de Covid-19, entretanto, resultou em uma reavaliação dessa abordagem, com foco em inquilinos com estadias mais longas. Isso resultou em estudar unidades habitacionais com mais complexidade para atender aos requisitos consideravelmente mais extensos de um locatário permanente. A mudança de enfoque exigiu algum planejamento adicional, mas resultou em um edifício que, sem dúvida, responde melhor a uma necessidade do mercado imobiliário sul-africano.
Para os residentes de cidades sul-africanas, existem atualmente poucas alternativas econômicas que respondam à regulamentação sul-africana de expansão urbana e longas viagens. O projeto, localizado na Vredenberg Lane, um beco que une a Long Street e a uma curta distância das ruas Kloof e Loop, tem fácil acesso a escritórios, restaurantes, rotas de transporte e outras amenidades. O tamanho relativamente pequeno das unidades garante que sejam acessíveis a uma grande parte do mercado.
A fim de acomodar com sucesso um inquilino de longo prazo nas microunidades, atenção especial foi dada ao detalhamento do interior das unidades. Uma única marcenaria, quase se estendendo por toda a extensão da unidade, acomoda todas as necessidades e atividades diárias possíveis de um residente. A instalação da marcenaria foi projetada e fabricada pela Kink Design, uma filial da Two Five Five Architects. O facto de a instalação da marcenaria ter sido concebida e gerida de forma eficiente no mesmo escritório garantiu a coerência da linguagem do projeto. A unidade acomoda simultaneamente uma cozinha totalmente equipada, armário embutido, escrivaninha deslizante e armazenamento oculto abundante, bem como uma cama embutida que revela um sofá para a sala.
Existem quatro dessas unidades estúdio em cada um dos oito pavimentos, junto com uma unidade loft a cada dois. Para acomodar essas unidades, a pequena área disponível no local teve que ser usada de forma eficiente. Para permitir a entrada de luz natural nas unidades, foram utilizados blocos de vidro, em vez de janelas. A fachada plana resultante foi tratada exatamente assim, um plano sobre o qual uma tapeçaria pode ser colocada. O projeto é inspirado em padrões tradicionais, como visto no trabalho de Esther Mhlangu, bem como design têxtil contemporâneo, como tapetes de Ninevites. Os tijolos de vidro da fachada foram combinados com diferentes tijolos da Corobrik para criar uma "tapeçaria" que requer pouca manutenção e deve envelhecer bem.
A fachada de tapeçaria é pontuada por varandas de "marshmallow" rosa brilhante que dá para a rua. Essas sacadas agregam valor às unidades de onde os residentes podem olhar a cidade para a icônica Table Mountain. Ao mesmo tempo, as varandas também criam a identidade "icônica" que fazia parte do briefing de desenvolvimento.