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Arquitetos: M2.senos arquitectos
- Área: 286 m²
- Ano: 2021
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Fotografias:Do mal o menos
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Fabricantes: AutoDesk, ENAT, GEBERIT TECNOLOGIA SANITÁRIA, ROCAE, SICAM, Sosoares, VELUX Group
Descrição enviada pela equipe de projeto. A aldeia do Troviscal tem ainda um carácter rural. As casas existentes, geralmente isoladas, e muito frequentemente térreas, deixam transparecer os campos agrícolas. A moradia a recuperar trazia alguma novidade. Talvez não fosse o mais erudito modelo arquitectónico - mas tinha carácter. Provavelmente construída nos anos 40/50, refletia uma linguagem com referências brasileiras, entre o neo-neo-clássico e o pitoresco, estimulado pelo jardim selvagem e com algumas belas árvores.
O desafio foi identificar o que importava. Reforçar a arquitectura sem lhe retirar a coerência e domar o jardim, sem lhe retirar espontaneidade. À construção principal agregavam-se infinitas construções menores, que se iam espalhando pelo terreno, e que serviam de apoio às actividades agrícolas.
A primeira decisão foi isolar a matriz da casa-mãe e trabalhar a partir daí, com a consciência de que seria imperativo introduzir os novos quartos. Esta ampliação, à qual se junta a pérgula e a garagem, é um corpo volumétrico novo, sem complexos de existência, que procura uma comunhão com a casa-mãe, não por assimilação, mas por continuidade, através do mimetismo interpretativo dos elementos arquitectónicos identificados como fundamentais: - A loggia (entrada) - A sala, com a sua janela octogonal.
Assim, o novo volume encosta-se à casa-mãe e a sua forma reflete o desenho da sala, desta vez em negativo, simbolicamente constituindo a “sala exterior” em continuidade com o jardim, mas que se destaca pela envolvência. Todo o trabalho formal baseia-se em experiências sobre o “arco”, em diferentes geometrias e em diferentes planos. De certa forma, sintetizou-se a linguagem arquitectónica da casa.
A cor azul, encontrada nas diferentes camadas do reboco sobrepostas, assumidamente exuberante, tem dupla função: a coerência entre o antigo e o novo, assim como recuperar a sua excentricidade na relação com o jardim e com a envolvente.