-
Arquitetos: Wutopia Lab
- Área: 452 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:CreatAR Images
Er You - História. O nome da livraria e o conceito vieram da criativa casualidade do Sr. Lin Feng do Grupo CIFI. A filosofia da livraria, que enxerga os livros como montanhas, os poemas como livros, as flores como decoração, o chá como fragrância e o vinho como companhia, configura o espírito de toda a livraria. Se “Er You”, em caracteres chineses, torna-se “vinho”, ao se adicionar um ponto, este é o toque mágico para ligar o conceito e a vida de Lin Feng, um amante de livros e de vinhos.
Little You Mountain. O projeto, portanto, tornou-se simples e direto. Quando o leitor entrar pela porta, verá uma montanha branca, isto é, uma estante de livros feita de pedra artificial branca. A luz atravessa a parede de pedra e então se assemelha a uma montanha clara, que é a Little You Mountain da Livraria Toyou. A visível montanha é a área destinada para livros novos e nobres da Livraria Toyou.
Big You Mountain. Não há imagem visual distinta da montanha Big You na livraria Toyou. Os leitores precisam percorrer as estantes e divisórias para chegar ao espaço principal da livraria, que, na verdade, é o interior da Big You Mountain. A montanha é invisível, já que é muito grande. Como diz o velho ditado, você pode não ver a face real da montanha, mas apenas agradecer por estar nela. As cavernas interconectadas são abstraídas da experiência espacial a que estamos acostumados, ao invés de uma simulação realista. Os painéis contínuos de alumínio perfurado na cor vinho, formam as cavernas e as estantes de livros produzem vários cantos e espaços para sentar, representando as cavernas interligadas da Big You Mountain. É nesta caverna que o leitor encontra o livro secreto à espera de ser descoberto. O refinamento tipológico da caverna ajuda o arquiteto a usar a organização de estantes, divisórias, mercadorias e arranjos de livros para criar uma experiência espacial muito rica em um espaço pequeno, de modo que hajam surpresas em todos os lugares e vistas idênticas a cada etapa.
Chinês. "Ter uma visão de cada passo do caminho" é, na verdade, uma técnica básica do projeto de um jardim tradicional chinês. Quando os leitores percebem isso, eles não podem deixar de associar a experiência da Big and Little You Mountain a um passeio pelo jardim. Existem muitas metáforas que o arquiteto esconde nessas cenas. A montanha branca e brilhante atrás do vidro transparente do lado de fora da loja, o poço ao lado da Little You Mountain e a fonte recorrente (o velho ditado: a montanha não é sobre sua altura, a água não é sobre sua profundidade), os chineses e uma pitada zen, que os leitores descobrem de repente, definem a livraria chinesa como moderna, no verdadeiro sentido da palavra.
O lugar secreto. O espaço circular entre às duas montanhas é o lugar secreto. É o espaço privativo do proprietário da livraria, como uma jarra, onde há céu e terra, montanhas, pedras, pinheiros, livros, vinho e ele mesmo, uma caverna no meio do brilho e do glamour de Shanghai.
A entrada levou apenas 40 dias para ser construída. A livraria Toyou incorpora todo o difícil treinamento e raciocínio e, no final, mostra uma facilidade incrível, que Yu-Ting entende como a essência da estética chinesa.