-
Arquitetos: Studio Ardete
- Área: 835 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Purnesh Dev Nikhanj
-
Fabricantes: Asian Paints, Saint-Gobain, TATA TISCON, Ultratech
Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizado na Sec-82 Mohali, uma área industrial de Punjab, Índia, este projeto é um edifício comercial com foco principal em ser alugado para escritórios ou para showroom do setor corporativo. Foi um trabalho desafiador criar um projeto interessante, principalmente para seu entorno, trazendo assim vitalidade para as caixas cinzas e sem graça que o envolvem.
Atendendo às normas de construção locais, trata-se de uma planta livre com altura fixa em um terreno de 420 metros quadrados a ser ocupado por um projeto de baixo custo e com ambição de se tornar um ponto de referência.
Com uma reivindicação indiscutível de exclusividade e conforto, o projeto deveria se manter robusto para evitar qualquer reforma em breve, por isso, a fachada foi feita em concreto. Sendo um pequeno edifício de 3 níveis, a grandiosidade foi criada por meio de elementos curvilíneos, como se o concreto estivesse derretido. A segunda camada feita em silhuetas de metal cria outra ambiência que também atua como parapeito para varanda.
Meltcrete usa uma série de curvas criando a ilusão de uma estrutura mais alta. Seu sutil movimento expressa poesia concreta de uma forma sutil para um entorno que foi iniciado por Le Corbusier. A construção teve um custo muito baixo, metade do valor em comparação com a construção convencional desse tipo na forma de concreto usado como material primário para a fachada.
Através dele, a aura arquitetônica, uma vez iluminada por Le Corbusier, volta a abrilhantar os esforços em torno da cidade.