-
Arquitetos: Yong Ju Lee Architecture
- Área: 630 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:Kyungsub Shin
Descrição enviada pela equipe de projeto. O antigo quartel de bombeiros na área de Myeonmok não conseguia lidar com a demanda de serviço de forma eficiente. O novo posto melhora, portanto, as condições de trabalho e fornece aos locais a sensação de segurança no combate a incêndios por meio de um símbolo arquitetônico único. O layout com pequenas circulações e escritórios abertos aumenta a eficiência do trabalho e a mobilização dos bombeiros para resposta a emergências. A sua imagem distinta irá sugerir uma nova identidade do corpo de bombeiros como edifício público.
Ele está localizado em uma área residencial com um grande complexo de apartamentos, em frente a uma via de 6 faixas e com um muro de contenção para o córrego Jungnang na parte posterior. A garagem para três veículos de bombeiros e o escritório principal com várias janelas estão posicionados em uma fileira diretamente voltada para essa via principal.
Isso fortalece uma atitude aberta e ativa em uma infraestrutura pública essencial. Os programas nos andares superiores têm circulação vertical próxima e a maioria dos ambientes está na parte posterior do prédio para maior intimidade.
Os brises em elevação simbolizam a rápida mobilização de caminhões de bombeiros. O padrão de gradiente combinado por dois tipos de elementos com profundidades diferentes (100 mm e 200 mm) é empregado para maximizar esse conceito. Esta pele pode fornecer uma vantagem funcional bloqueando a luz solar direta, mas permitindo iluminação e abertura suficientes, além da ideia conceitual.
As janelas, com ou sem brises, baseadas nos usos internos dão profundidade e variação na elevação. Enquanto muitos postos de bombeiros se destacam visualmente no contexto urbano para simbolizar sua identidade pela cor vermelha e sinalização ousada, esta nova estação tenta lidar com essa questão através do próprio edifício.