-
Arquitetos: Degelo Architekten
- Área: 1086 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Barbara Bühler
Descrição enviada pela equipe de projeto. A propriedade, próxima à capital Vaduz, está localizada em uma encosta, onde o limite municipal que divide Vaduz e Triesen é o vento que sopra imperceptível entre as casas vizinhas. O terreno incorpora um amplo jardim aberto com muitas árvores maduras e impressionantes, que o avô do proprietário, um guarda-florestal, plantou e cultivou durante toda sua vida. Muito tempo se passou e a antiga casa, construída de forma muito simples, começou a se dilapidar. No entanto, o pequeno anexo que havia sido cuidadosamente construído por seu pai, deveria ser mantido. As heranças de seus antepassados estabeleceram a estrutura principal para o novo edifício de apartamentos.
Após décadas de ausência, a proprietária decidiu voltar às suas raízes e incorporar um pouco da abertura mundana que ela havia experimentado em sua sede familiar. A nova casa foi projetada para se encaixar entre as árvores e ocupar o espaço formado por uma bétula, um pinheiro, um abeto, um pinheiro branco e uma sequoia. As fachadas envidraçadas são recuadas sobre os tetos flutuantes em balanço e garantem o espaço necessário para as árvores.
No térreo, onde está situada a entrada principal, as paredes foram removidas por completo para proporcionar várias vagas de estacionamento para carros e bicicletas. Nos andares acima, estão dispostos 11 apartamentos muito diferenciados. Cada apartamento tem uma área de estar isolada em uma varanda, que é protegida da vista dos outros apartamentos. A área externa entre os apartamentos é sutilmente separada por um gradeamento estreito.
O edifício com sua estrutura interna ortogonal é construído inteiramente de concreto aparente branco. O piso, feito de argamassa também segue a combinação de cor. Somente os elementos secundários, como as esquadrias das janelas, portas e móveis são feitos de madeira natural de olmo. Uma vista de dentro para fora revela os limites imprecisos entre o interior e a fachada curvada, as varandas fluidas e o espaço entre as árvores. As árvores se tornam os limites do apartamento e suas cores são suavemente refletidas pela luz sobre as paredes brancas.