-
Arquitetos: theAlliance
- Área: 200 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Deed Studio
-
Fabricantes: Compars, North Star Lighting, Sveza
Descrição enviada pela equipe de projeto. O Pavilhão de Entrada de Persépolis é um volume multifuncional com 200,00 m², localizado na entrada do famoso Patrimônio Mundial da UNESCO do Irã, Persépolis. O processo de localização de formas foi guiado por um algoritmo de modelagem indireta, que lida com linhas axiais do espaço em seu núcleo, desenvolvido pela equipe theAlliance, que orienta indiretamente a localização de formas e a geometria. Por meio dessa estratégia, as "superfícies mediais" foram derivadas do controle de linhas axiais, eliminando o controle direto sobre a geometria da superfície.
A superfície curva duplamente produzida por este método, divide o espaço em três zonas principais: a entrada, uma sala VIP para convidados e o salão principal, sendo a parte central do projeto. Esta última fornece um espaço de encontro para uma variedade de eventos culturais, como exposições, palestras, eventos de publicação de livros, etc.
A partir de uma abordagem de racionalização, a superfície duplamente curva foi convertida em painéis quadrangulares planos para uma construção simples, em resposta a um orçamento de execução limitado. Ao extrair a rede de linha conjugada da superfície, quase mínima, e conectar os nós de interseção, um conjunto de células quádruplas planas foi definida. Esses quadrantes planos foram produzidos a partir de folhas de alumínio, cortadas a laser, e as bordas foram dobradas em uma máquina CNC.
Os custos de fabricação e construção foram drasticamente reduzidos por meio da racionalização geométrica inteligente, com os painéis quadriláteros planos da superfície duplamente curva. Esta simplificação da geometria complexa através de algoritmos orientados matematicamente reduz os custos, independentemente da complexidade do núcleo da geometria. Esta estratégia de racionalização reduziu o custo de construção para 200 GBP / m².
Devido aos regulamentos exclusivos da UNESCO, relacionados à construção em locais do Patrimônio Mundial, o pavilhão é uma estrutura semi-temporária, construída sem alvenaria ou técnicas de construção permanentes. Portanto, o pavilhão pode ser desmontado do local a qualquer momento. Cada peça da estrutura de madeira do galpão, única em termos de propriedades geométricas, é pré-fabricada e implantada no canteiro de obras, incluindo os painéis de alumínio.
O projeto foi fabricado e montado durante um período de apenas dois meses, facilitado pela abordagem pré-fabricada para a construção, garantindo a fácil desmontagem do pavilhão conforme necessário.