-
Arquitetos: Dado Castello Branco Arquitetura
- Área: 1480 m²
- Ano: 2016
-
Fotografias:Ruy Teixeira
-
Fabricantes: AutoDesk, Deca, Mekal, Oscar ono, Vallvé, Viametal
“Neste terreno grande em um condomínio de Campinas, a proprietária queria uma casa térrea, com espaços bem generosos, uma área social com pé-direito mais alto. Também queria muita luz natural e integração do externo-interno, um bom terraço gourmet...” É a esses desejos e necessidades que o arquiteto responde com projetos únicos como este, com inspiração na arquitetura moderna americana dos anos 1950.
Uma casa dona de fachadas de concreto, pedra, ripas amadeiradas e janelas de vidro que vão do piso ao teto e asseguram frescor indispensável a uma morada em região de altas temperaturas. A construção – coberta por uma laje que define largos beirais – se alastra na forma de um T, reagindo ao lote triangular. Um braço concentra as amplas suítes de mãe e dos filhos e, o outro, sala de ginástica, spa, escritório, home theater e dependências de hóspedes. Desenhando um bloco transversal e assas alas, a elegante área social faz das poucas paredes suporte para telas de Fabio Miguez (no hall) e Paulo Pasta (na sala de jantar), entre outros artistas brasileiros.
Dos quartos, a família tem acesso direto à piscina, ao espelho d’água e ao estar externo com lareira de chão, construído num nível mais baixo e abrigado. Dali para o anexo gourmet e para a mesa de pingue-pongue que vira mesa de jantar (design de EtelCarmon e Dado Castello Branco) é um pulo – um pulo em meio ao jardim colorida pelo lilás dos agapantos.