-
Arquitetos: The Ranch Mine
- Área: 350 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Roehner + Ryan
-
Fabricantes: Bulthaup, Fleetwood, Gauzy
Descrição enviada pela equipe de projeto. Depois de uma década tentando adaptar suas vidas aos limites de uma casa que não atendia às suas necessidades, uma jovem família comprou um terreno baldio na base de Camelback Mountain em Phoenix, Arizona. O lote tinha vista para a montanha, mas com uma declividade côncava que estreitou a profundidade de construção permitida para apenas 6 metros. Esse desafio levou os proprietários a procurar um escritório de arquitetura com a ambição de ser único e envolver a família no processo criativo, levando-os, em última instância, ao The Ranch Mine, um escritório de arquitetura que conheceram 5 anos antes em uma incubadora de empreendedores sociais.
O projeto começou com grandes inclinações e balanços em direção a Camelback Mountain, enquadrando as vistas, capturando a brisa e criando uma ligação contínua entre a varanda da frente, a sala e o pátio posterior coberto por meio de 3 portas de vidro.
Este telhado ficou conhecido como “Big Top”, um aceno para a ideia de que a vida familiar pode muitas vezes parecer um circo sob o mesmo teto. O layout das partes sociais da casa foi projetado para proporcionar uma variedade de maneiras de ver a montanha. A varanda frontal semi pública é projetada na frente da casa para obter vistas da montanha, o teto com forro de madeira na sala inclina-se para contemplar as vistas do resto da montanha a partir da cozinha e a sala de jantar, com mais 2 portas de vidro, e conecta esse espaço ao pátio coberto emoldurando a mesma vista para desfrutá-la ao ar livre.
As portas de vidro são equipadas com Gauzy, uma nanotecnologia de vidro com controle de luz permitindo que o vidro mude de transparente para opaco para privacidade e controle de energia. Embora a vista fosse importante desde o início, criar espaços para se reunir com amigos e familiares também foi uma prioridade, e o fogo se tornou um recurso de conexão. Os pátios externos da casa são visualmente ligados através do fogo. Há uma fogueira de aço no pátio da frente, uma lareira no pátio posterior que também é usada para cozinhar e uma fogueira na extremidade da propriedade que funciona como um santuário na parte externa da suíte principal. Outro elemento fundamental o é cozinhar, tanto para a família quanto para o entretenimento.
A cozinha Bulthaup (um proprietário trabalhava anteriormente para Bulthaup) é conectada à cozinha externa por meio de uma porta holandesa personalizada e moderna. Ambas as áreas são adjacentes aos espaços de refeições internos e externos, todas com vista para a montanha. No lado sul do pátio coberto posterior, bancos embutidos flanqueiam a lareira e recebem a luz filtrada por uma tela personalizada com o emblema da família, enquanto no lado oeste, um estúdio de música independente oferece um local para tocar e gravar música com um deck oculto na cobertura voltado para as vistas do vale.
Na extremidade da casa, mais longe da agitação, a suíte principal possui um pátio externo privativo e um luxuoso banheiro. O banheiro dá continuidade à relação interno-externo adotada nas principais áreas de estar da casa a partir da iluminação natural e da área de banho que se abre para um chuveiro externo, protegido do vizinho por uma parede personalizada vazada em aço.