-
Arquitetos: Kilo / Honc
- Área: 35 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Matej Hakár
-
Fabricantes: Berker, Carpet Vista, Element, HAY, Ikea, Karup Design, Mawa Design, Muuto, Nesia, Osmont
Descrição enviada pela equipe de projeto. O apartamento, ao lado da Igreja Azul, é um loft de fim de semana, próximo ao centro histórico da Bratislava. Em seu estado original, era um "claustro" bastante maior e rígido, com potencial oculto e uma bela vista para a Igreja Azul, monumento Art Nouveau. Os clientes não procuravam um projeto cuidadoso e meticuloso para este apartamento, já que o local não os proporcionava uma experiência de bem-estar. O essencial eram as vistas, as aberturas, os ambientes, a localização e o jogo de luz e sombra.
Portanto, os materiais são amplamente transparentes e funcionais. Deixamos o espaço aberto, destacando o alto pé direito. O layout original possuía um banheiro, um forro rebaixado de gesso com toda a fiação oculta e uma cozinha na parede oposta para a vista da Igreja Azul. Ao remover o forro, a infraestrutura foi reestruturada e um mezanino inserido, tornando o estúdio em um apartamento completo com uma área íntima privativa, acessada através de uma escada.
O novo mezanino expandiu a área útil do apartamento em cerca de 15 m². Ao inserir uma parede de blocos de vidro translúcidos entre o banheiro e a nova cozinha, trouxemos a luz natural para a área da cozinha, de modo que o espaço pareça amplo. Esta mesma parede separa o banheiro, que possui a ducha no lado oposto.
O apartamento está equipado apenas com os objetos essenciais, em proporções generosas. Um sofá-cama de 1,20 m de profundidade substituiu o sofá tradicional, e as generosas paredes brancas são usadas como telas de projeção, ao invés de uma grande TV. No pavimento superior, está localizado o quarto com um conjunto de estantes para roupas e um grande tapete para o descanso diário.
O apartamento não possui uma ordem rígida, o usuário está em constante interação com o ambiente circundante, de forma a redescobri-lo e modificá-lo ao longo do tempo. O espaço incentiva a criatividade, seu caráter pode ser alterado sem uma perda de qualidade, além de oferecer uma variedade de escalas diferentes para as pessoas interagirem.